Projeto visa aproximar sindicatos das indústrias baianas

A iniciativa tem como objetivo apoiar os sindicatos na ampliação da base de representação, melhorar o relacionamento e a comunicação dos sindicatos com as empresas, além de viabilizar ações que promovam a melhoria da competitividade do setor

Com a proposta de aproximar e qualificar as relações entre os sindicatos patronais e as indústrias, fortalecendo as ações de associativismo e de defesa de interesses, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio da Superintendência de Relações Institucionais (SRI), implementou o Projeto Sindicatos. A iniciativa tem como objetivo apoiar os sindicatos na ampliação da base de representação, melhorar o relacionamento e a comunicação dos sindicatos com as empresas, além de viabilizar ações que promovam a melhoria da competitividade do setor. 

Formatado em 2012, o Projeto Sindicatos iniciou com a mobilização e sensibilização dos dirigentes sindicais para participação no projeto e com o mapeamento das indústrias vinculadas ao sindicato por CNAE, região, porte e município. Em função desse levantamento, 21 sindicatos sinalizaram interesse em participar do projeto. 

Campanha - Uma das principais ações é a Campanha de Mobilização em prol do Associativismo. A ideia é realizar uma campanha em diversos meios de comunicação do estado mobilizando os empresários para as vantagens de se unir em prol de interesses comuns. 

Capacitação - Ações para capacitação também estão contempladas no projeto. Em 2013 foram promovidos quatro cursos com o tema “Como evitar problemas trabalhistas?”, realizados em Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista. Além disso, foi realizada a oficina Gestão Sindical Eficiente, um encontro para apresentar o Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (SIGA), visando a melhoria da gestão dos sindicatos e a ampliação da base de representação. Os sindicatos participaram, ainda, da mesa-redonda sobre como atrair e manter associados, que promoveu um intercâmbio entre lideranças sindicais para difusão de estratégias bem sucedidas de promoção do associativismo. Os eventos fazem parte do Programa de Capacitação de Líderes Sindicais, desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Marketing Associativo - Para auxiliar os sindicatos nas ações de mobilização e relacionamento com as empresas do setor, está prevista ainda a produção do “Kit Associado”, uma série de materiais gráficos do sindicato, com informações sobre os serviços prestados e os benefícios ofertados pelo Sistema FIEB. Ainda em julho está prevista a reformulação dos sites de 33 sindicatos e a elaboração de portfólios para mais entidades. 

Planejamento Estratégico - Para estimular nos dirigentes uma visão estratégica na administração dos sindicatos, em 2013 já foram realizados o Planejamento Estratégico de cinco entidades. 

Protocolo de Intenções - Ainda como parte do projeto, o Programa de Melhoria da Competitividade para Micro e Pequenas Indústrias do Estado da Bahia, firmado por meio do Protocolo de Intenções do Sistema FIEB e SEBRAE, visa ampliar o atendimento a empresas do setor industrial, estender a atuação das duas entidades no interior do estado e fortalecer o associativismo, sobretudo entre as MPEs e com tratamento diferenciado para as associadas. 

Eventos de sensibilização para alertar as empresas quanto à Norma Regulamentadora 12 foram realizadas em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Muitas empresas têm sofrido fiscalizações e durante os encontros foram discutidos os impactos e alternativas para adaptação à norma. 

Estão previstas também reuniões itinerantes conjuntas da FIEB/SRI com sindicatos nas regiões priorizadas pelo Programa de Interiorização, em diversas cidades no interior do Estado, sempre com o objetivo de mobilizar as empresas para o associativismo.

Relacionadas

Leia mais

5 motivos para fazer parte do sindicato do seu setor
Proposta de modernização das leis do trabalho valoriza o papel dos sindicatos e fortalece diálogo
CNI lança cartilha que incentiva regularização dos sindicatos empresariais

Comentários