Mostra do Inova Senai em Dourados desperta criatividade de alunos

Evento contou com a exposição de produtos inovadores elaborados na unidade e também com palestra sobre a importância da inovação para as indústrias e seus reflexos no dia a dia

Para estimular a curiosidade, difundir conceitos de inovação, apresentar ideias e despertar a criatividade dos alunos para o surgimento de novos projetos com foco nas etapas estadual e nacional do próximo ano, o CetecSenai Dourados realizou, nesta quinta-feira (11/07), a Mostra do Inova Senai 2013, que contou com a exposição de produtos inovadores elaborados na unidade e também com palestra sobre a importância da inovação para as indústrias e seus reflexos no dia a dia.

Segundo a técnica da área de alimentos e responsável pela área de inovação do CetecSenai Dourados, Daniely Sotolani Nascimento, a intenção é manter a ideia de inovação acesa nos alunos, incentivando a produção de projetos. "A exposição dos produtos acaba atraindo a atenção deles e cria uma nova expectativa. Alguns já procuraram os instrutores para mostrar o interesse em desenvolver suas ideias", declarou.

Já o coordenador do Nupi (Núcleo de Gestão e Fomento à Pesquisa e Inovação) do Senai, Ricardo Ferreira Júnior, a iniciativa tem como objetivo despertar o desejo em inovar, além de levar conhecimento e subsídios aos técnicos, promovendo uma maior interação entre as unidades. "A palestra aborda a importância da inovação para as indústrias e seus reflexos no dia a dia", declarou.

Palestra

Ministrada pelo técnico do Nupi do Senai, Hélio Merá de Assis, a palestra detalhou os princípios e tipos de inovação, além de apresentar a atuação do Senai na área de inovação. "Ao estimular os alunos, o Senai contribui para a formação de um ambiente propício ao desenvolvimento de novos produtos e processos", disse.

Para o aluno do curso de assistente administrativo do CetecSenai Dourados, Luan Rafael Souto, 16 anos, ao apresentar os produtos inovadores que deram certo, a Mostra estimula o desenvolvimento de novos projetos. "Já levei o tema para uma instrutora que aprovou a ideia sobre lixo orgânico", afirmou.

Luan Souto pretende colocar em prática sua ideia para participar do Inova Senai 2014. A aluna Jaqueline Caetano da Rosa, 18 anos, também demonstrou curiosidade com os produtos apresentados.  "As ideias são todas muito legais e servem para ver que realmente dão bons resultados", falou.

Produtos inovadores

Durante a mostra foram expostos alguns produtos inovadores desenvolvidos por alunos e instrutores do CetecSenai Dourados. Entre os destaques apresentados estão a linguiça de vegetais e proteína de soja e geleia de chia, que participaram do Sial Brazil (Salão Internacional de Alimentos e Bebidas), em São Paulo (SP), conquistando o 5º lugar e 13º lugar, respectivamente. No caso da linguiça de vegetais, trata-se de um produto desenvolvido pela aluna Andressa Gottardi e os instrutores Verônica Arcanjo, João Zitkoski, Neilson Braga, que oferece completa fonte de proteínas, proporcionando todos os aminoácidos essenciais para o organismo.

Andressa Gotardi explica que o produto oferece completa fonte de proteínas, proporcionando todos os aminoácidos essenciais para o organismo. Outro produto exposto foi o alicate volteste, que tem a finalidade de aprimorar uma ferramenta que já existe para torná-la indispensável no dia a dia do profissional da área de eletrônica e eletrotécnica, possibilitando a análise de voltagens. Lucas Viana de Lima, um dos alunos que desenvolveu o projeto, afirmou que ter o trabalho reconhecido é motivador. "Nós estamos apresentando o projeto em funcionamento para os alunos se incentivaram e verem que uma ideia que deu certo", declarou.

Também foram apresentados o corteflex, o pão de queijo light e o colete multiuso. O primeiro busca garantir um material de fácil agilidade, praticidade, segurança alimentar, facilidade e um custo acessível à população, bares e restaurantes. O objeto é um abridor para sachês, garrafas e latas e cujo funcionamento é simples, permitindo atingir uma necessidade das pessoas para facilitar a abertura dos produtos citados.

Por sua vez, o pão de queijo light tem substituição parcial do queijo por cenoura, mantendo o sabor idêntico ao da versão comum e tem as vantagens da fibra presente na cenoura, assim como altas doses de sais minerais, além das vitaminas A, C e betacaroteno, importante para a visão. O colete foi idealizado para práticas esportivas ao ar livre, sendo leve e resistente, apresentando vários compartimentos que auxiliam no transporte de objetos pessoais que, ao ser desdobrado de forma fácil e rápida, se transforma em uma rede de descanso, podendo ser amarrado em árvores ou suportes.

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT tem vagas para cursos de Artes, Confecção, Moda, Design e Modelagem
'Esporte e Cidadania' leva as artes marciais para o Sesipark
Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas ganha parceria do Instituto Inhotim e da Universidade de Manchester

Comentários