Mais de 1.200 atletas vão participar dos Jogos Nacionais do SESI

Atletas são trabalhadores de quase 250 empresas brasileiras e participarão das provas entre os dias 15 a 18 de agosto deste ano

Em 2012, torneio reuniu mais de mil trabalhadores em Goiânia (GO)

O Rio de Janeiro, sede de grandes eventos esportivos, como os Jogos Panamericanos de 2007, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, será palco, neste ano, da 9ª edição dos Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI). A competição reunirá mais de 1.200 atletas, que são trabalhadores de quase 250 empresas brasileiras entre 15 a 18 de agosto deste ano. 

Nos quatro dias do torneio, eles disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em dez modalidades: atletismo, natação, vôlei de areia, futebol de campo, futebol máster, futsal, tênis de mesa, tênis de campo, voleibol e xadrez. As competições de tênis, tênis de mesa, xadrez e vôlei serão realizadas na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na Lagoa. As provas e jogos das demais modalidades ocorrerão no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no bairro da Penha. 

A seleção dos competidores dos Jogos Nacionais do SESI começa dentro das empresas, uma etapa que mobiliza mais de 2 milhões de trabalhadores em todo o país, prossegue em rodadas municipais e é complementada em torneios estaduais e regionais. Os melhores atletas e as equipes que mais se destacam nas disputas regionais conquistam vagas para a etapa nacional. 

O envolvimento dos trabalhadores da indústria com os Jogos do SESI é resultado dos incentivos dados pelas empresas à prática do esporte. Os investimentos em atividades esportivas melhoram a qualidade de vida dos empregados e ajudam a desenvolver a criatividade, o espírito de equipe, a solidariedade, a perseverança e a liderança. Tais qualidades são decisivas para o aumento da produtividade das empresas. 

Investimentos em esportes ajudam a desenvolver perseverança e criatividade

INTEGRAÇÃO E PRODUTIVIDADE - "O trabalhador que pratica esporte falta menos e tem mais disposição para o trabalho, se relaciona melhor com seus colegas, superiores ou subordinados. Essas características ajudam a criar e manter ambientes saudáveis e produtivos nas empresas", afirma o gerente de Vida Saudável do SESI, Antônio Muzzi. 

É por isso que o SESI oferece às empresas uma série de serviços que estimulam a atividade física entre os funcionários. Em 2012, cerca de 700 mil trabalhadores participaram do programa de ginástica laboral e mais de 1,1 milhão de pessoas foram beneficiadas pelas atividades esportivas promovidas pela instituição. 

Entre as empresas que participarão dos Jogos Nacionais do SESI, está a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Os trabalhadores da Copel disputarão provas de natação e tênis de campo.  Com 9.340 funcionários espalhados pelos 399 municípios paranaenses, a empresa investe R$ 5 milhões por ano em ações que promovem a segurança, a saúde e a qualidade de vida dos empregados. Uma dessas iniciativas são os Jogos Internos da Copel, que ocorrem há 39 anos e reúnem, em média, 1.200 funcionários que competem em 35 modalidades esportivas. 

"Os Jogos promovem a integração dos funcionários que trabalham em diferentes áreas e setores. Eles precisam se conhecer porque as ações feitas em Curitiba têm impacto sobre o interior do estado, e o que é feito no interior tem impacto em Curitiba”, afirma José Roberto Lopes, assessor da diretoria de gestão corporativa da Copel. 

Além disso, o investimento em qualidade de vida reduziu o número de faltas ao trabalho. Na Copel, o absenteísmo se mantém entre 1,5% e 2%. "É uma taxa baixa", avalia Lopes, ao falar da importância da prática de atividades físicas para a produtividade das empresas. 

Saiba mais sobre os Jogos Nacionais do SESI no site da competição. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS 
16.08.2013 - Corredores colecionam medalhas nas pistas e vitórias na vida pessoal e profissional 
16.08.2013 - Plantio de árvores vai neutralizar emissões de carbono dos Jogos Nacionais do SESI 
16.08.2013 - Atividade física ajuda jogadora de vôlei de praia a superar câncer 
16.08.2013 - Abertura dos Jogos Nacionais do SESI celebra o esporte e a cultura brasileira 
15.08.2013 - Jogadora de tênis encontra motivação para o trabalho e qualidade de vida nas quadras 
15.08.2013 - Atleta de Santa Catarina ganha troféu Valores do Esporte nos Jogos Nacionais do SESI 

Relacionadas

Leia mais

Corredores colecionam medalhas nas pistas e vitórias na vida pessoal e profissional
Plantio de árvores vai neutralizar emissões de carbono dos Jogos Nacionais do SESI
Atividade física ajuda jogadora de vôlei de praia a superar câncer

Comentários