LabSenai Cerâmica vai identificar argila da região de São Gabriel do Oeste

Durante 18 meses, os técnicos do Laboratório estarão na região para identificar o tipo, qualidade e o que pode ser produzido com a matéria-prima disponível no município

O LabSenai Cerâmica, instalado no CetecSenai Rio Verde, iniciou o trabalho de pesquisa e caracterização da argila encontrada no município de São Gabriel do Oeste. Durante 18 meses, os técnicos do Laboratório estarão na região para identificar o tipo, qualidade e o que pode ser produzido com a matéria-prima disponível no município, sendo que as primeiras amostras da argila local já foram coletadas.

Segundo o gerente do CetecSenai Rio Verde, Valter Costa, o intuito é criar um banco de dados com as informações sobre a argila para oferecê-las às indústrias que queiram se instalar em São Gabriel do Oeste. "O município tem interesse em saber mais sobre a argila disponível para poder atrair empresas de acordo com a caracterização da matéria-prima", detalhou, acrescentando que o contrato entre a Prefeitura e o Senai já foi assinado.

Para o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, o intuito é abrir outra frente de industrialização, utilizando aquilo que o município tem de sobra: o biogás produzido a partir do forte trabalho com a suinocultura. "Temos biogás de sobra e a possibilidade de usá-lo na queima para produção cerâmica é algo viável", pontuou.

Nesse sentido, Adão Rolim ressalta a importância da pesquisa, que possibilitará o conhecimento sobre qual o tipo de produto que poderá ser confeccionado usando a argila do município. "Este contrato firmado com o Senai vai nos dar um estudo com mais profundidade", afirmou.

Mais interessados

"Além da Prefeitura de São Gabriel do Oeste, os prefeitos de outros municípios da região também já se interessaram em encomendar o estudo ao LabSenai Cerâmica", reforçou o coordenador do Laboratório, Lucas Dias Gouveia. Ele acrescenta que, durante o Fórum Regional de Desenvolvimento - Região Norte realizado nos dia 4 e 5 de julho em São Gabriel do Oeste, os prefeitos de Costa Rica, Alcinópolis, Rio Negro e Pedro Gomes também tiveram a oportunidade de obter informações sobre o trabalho realizado pelo LabSenai Cerâmica.

"Os representantes de outros municípios também manifestaram interesse no estudo e, nas próximas semanas, nós vamos entrar em contato para agendar as visitas às prefeituras", acrescentou o coordenador do LabSenai Cerâmica, detalhando que, como parte da pesquisa e caracterização da argila encontrada no município de São Gabriel do Oeste, em um primeiro momento, os profissionais do laboratório vão definir os pontos a serem prospectados de acordo com as formações geológicas.

O segundo passo será realizar as análises físicas, térmicas, químicas e mineralógicas para qualificar tecnicamente os minerais localizados. "A nossa pesquisa vai fortalecer o segmento da indústria cerâmico estadual, contribuindo para o desenvolvimento da região norte de Mato Grosso do Sul", assegurou Lucas Gouveia.

Ele ressalta que o trabalho proporcionará ao município o desenvolvimento artístico, científico, cultural, didático, empresarial, industrial e tecnológico com a fabricação de blocos, telhas, revestimentos cerâmicos, isoladores elétricos, entre outros. "Esse projeto levará à região um pensamento inovador, ainda não disseminado, sobre os setores minerais, no desenvolvimento de massas e esmaltes cerâmicos vidros e construção civil de Mato Grosso do Sul", completou.

Serviço - Mais informações sobre o trabalho do LabSenai Cerâmica podem ser obtidas pelo telefone (67) 3292-1747/2605

Relacionadas

Leia mais

LabSenai Cerâmica passa por auditoria interna para manter qualidade
LabSenai Cerâmica faz estudo inédito da qualidade da areia do norte do Estado
Cine Sesi atrai 5 mil pessoas à Praça das Américas em Rio Verde

Comentários