Fiemt realizará curso de importação para empresários de Rondonópolis

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) confirmam Rondonópolis como a maior cidade importadora de Mato Grosso

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) confirmam Rondonópolis como a maior cidade importadora de Mato Grosso. Entre janeiro e maio deste ano, foi responsável em importar mais de 467 milhões de dólares em produtos vindos, principalmente, da Rússia, Belarus, Canadá, Marrocos, Alemanha, Ucrânia e China. E para preparar os empresários da cidade que desejam fazer compras no exterior, a cidade receberá no dia 23/07 o curso ‘Básico de Importação’.

Promovido pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Centro Internacional de Negócios (Cin-MT), o curso tem carga horária de oito horas e ocorrerá no Sesi-Rondonópolis. “O empresário tem que estar apto para aproveitar as oportunidades de negócios que existem além das fronteiras brasileiras, seja para exportar ou importar. O que não pode é não aproveitar a chance por desconhecimento dos trâmites”, disse o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Edgar Teodoro Borges.

O curso apresentará, em 14 tópicos, a política e a estrutura brasileira para importação, as fases do processo, as barreiras ao livre comércio, os organismos internacionais, os termos internacionais de comércio, modalidades de pagamentos, aspectos cambiais e tributários, despacho aduaneiro, os tratamentos administrativos e o custo de importar.

“A falta de capacitação é um dos maiores problemas para o empresário entrar no mercado internacional. Com o curso, vamos deixá-lo preparado para realizar qualquer tipo de transação de forma segura”, informa a coordenadora do CIN-MT, Gabriela Fontes. O instrutor do curso será o especialista em negócios internacionais do Banco do Brasil, Ronaldo Moura.

São parceiros da ação o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), o Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sul de Mato Grosso (Siar-Sul), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul) e o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Rondonópolis (Sinduscom-Sul).

As inscrições estão abertas. Há desconto para os inscritos até o dia 12/07 e os interessados devem ligar para o telefone (65) 3611-1565/ 1655 ou enviar e-mail para [email protected]. Em agosto, dia 14, será realizado o curso ‘Básico de Exportação’ e ainda há desconto especial para quem se inscrever nos dois cursos.

O INSTRUTOR - Ronaldo Moura é gerente da Mesa de Operações e Consultoria da Gerência de Comércio Exterior Brasília (DF). Formado em Administração de Empresas, com especialização em RSA e Negócios Internacionais, atua há mais de 23 anos na área internacional dos principais Bancos do país, sendo 13 anos dedicados ao Banco do Brasil.

Relacionadas

Leia mais

Ampliação da importação temporária beneficiará comércio exterior brasileiro, afirma CNI
CNI inicia emissão do ATA Carnet, passaporte de mercadorias para exportação e importação temporárias
Brasil precisa de celeridade em procedimentos de importação e exportação, afirma diretor da CNI

Comentários