Fibra faz balanço das ações do PDA no 1º semestre

De janeiro a julho, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu em sua sede e nas sedes de sindicatos oito ações gratuitas

O balanço do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) no primeiro semestre de 2013 demonstra a força e a valorização que os sindicatos e os industriais depositam no programa. De janeiro a julho, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu em sua sede e nas sedes de sindicatos oito ações gratuitas entre palestras, cursos, oficinas e mesas redondas, com a participação de mais de 180 líderes sindicais e empresários. 

O PDA foi criado em 2007, pela Confederação Nacional da Indústria. A iniciativa surgiu com a intenção de, em parceria com as Federações de Indústrias em todos os estados do Brasil, fortalecer a representação sindical na atuação em defesa dos interesses do setor industrial brasileiro. Na mesma época, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) deu início aos trabalhos do PDA. 

O presidente da Fibra, Antônio Rocha, é um dos grandes incentivadores do PDA como meio de fortalecimento sindical, que tem como consequência a expansão e o aumento da competitividade da indústria brasileira. “O PDA além de promover eventos que agregam conhecimento em diversas áreas de interesse do empresário industrial, é catalisador e ferramenta para o desenvolvimento sindical.” 

Os eventos sempre abordam temas de interesse direto da rotina dos sindicatos e das indústrias. Com foco sindical, foram ministradas neste semestre oficinas sobre gestão, arrecadação e mesa redonda sobre associativismo, quando os participantes tiveram a oportunidade de discutir a atração de associados e o fortalecimento da estrutura das entidades. 

Nas outras cinco atividades nesta primeira metade do ano, as abordagens apresentadas foram mais amplas, atraindo também os empresários industriais. Foram realizadas palestras sobre comunicação digital, cursos sobre legislação trabalhista e tributária e um evento, onde foi proposto um diálogo sobre a competitividade industrial. Em atendimento à demanda do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab), o curso “Como pagar menos tributos?” foi ministrado exclusivamente aos empresários do segmento de alimentação. O mesmo aconteceu com a palestra “Comunicação Digital: Vamos entrar na rede?”, que devido a grande aceitação foi ministrada aos industriais do setor gráfico, na sede do Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf). 

O Diretor de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho da Fibra, Walid Sariedine, destaca a “importância da participação dos líderes nas ações que visam o fortalecimento das entidades representativas patronais, tornando-as preparadas para desempenhar bem o seu papel frente aos segmentos industriais em todo país”. 

Projeto Inovador 

Além das atividades propostas no menu de projetos elaborado pela CNI, a Fibra apresentou um projeto inovador diante das necessidades específicas dos sindicatos filiados à Federação. A proposta já foi aprovada pela CNI e começa a ser aplicada em agosto. 

O projeto surgiu a partir da reformulação da Súmula 277 do Tribunal Superior do Trabalho, que prevê que as convenções e acordos coletivos de trabalho passam a ter continuidade automática se não forem renegociadas, modificadas ou suprimidas a cada exercício.  O projeto tem como base um estudo sobre o futuro das negociações coletivas e o cenário para o processo negocial em 2013, face ao impacto da Súmula 277 nas relações de trabalho. Paralelamente ao estudo, será realizada ação preventiva junto aos sindicatos para negociação das convenções coletivas de trabalho. 

Próximas ações 

O PDA retoma os eventos em agosto com o curso “Como evitar problemas trabalhistas?”, na sede da Fibra, com data prevista para 27 e 28/8. Até o final do ano serão promovidas mais três ações do programa, sempre direcionadas aos sindicatos filiados à Fibra e empresários industriais. 

As informações sobre as datas dos eventos, inscrições e como participar do PDA podem ser obtidas na Assessoria de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho da Fibra, pelo telefone 3362-6115 ou no e-mail [email protected]

Relacionadas

Leia mais

Fibra orienta empresas sobre processos trabalhistas
Eduardo Pastore aplica curso a associados do SIAB na Fibra
Competitividade é tema de ação do PDA na Fibra

Comentários