Curso realizado na FIEP ensina Empresários como Pagar Menos Tributos

A iniciativa aconteceu através do Programa de Desenvolvimento Associativo PDA, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI e a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP

Cerca de 40 empresários de Campina Grande participaram na última quarta-feira 03/07, no Restaurante Panorâmico da FIEP, do curso “Como Pagar menos Impostos?”. A iniciativa aconteceu através do  Programa de Desenvolvimento Associativo PDA, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI e a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP. 

O curso foi ministrado pelo consultor da CNI, Alexandre Andrade, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com MBA em Gestão Financeira que explicou de maneira bastante didática aos participantes a melhor forma de pagar seus tributos, além de mostrar como funciona cada um dos três principais regimes tributários que as empresas podem adotar: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. 

De acordo com o consultor, só há uma maneira de pagar menos tributos: conhecendo e analisando profundamente o sistema tributário. “Só assim o empresário poderá vislumbrar a melhor maneira de apurar e recolher os tributos ao qual sua indústria está sujeita”, explica. Alexandre lembra que a ideia do curso não é tornar o empresário um especialista em tributos, mas, possibilitar que ele compreenda melhor o sistema tributário para que possa identificar oportunidades de reduzir legalmente o ônus dos impostos. 

O empresário do seguimento de cerâmica, Francisco Xavier de Andrade relatou que o curso foi de extrema relevância, já que lhe proporcionou um maior entendimento sobre o tema. “Foi um curso muito bom, prático, aonde o palestrante vai discutindo os problemas de cada um”, disse. 

PDA 

O Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, criado em 2007 pela Confederação Nacional da Indústria, com o objetivo de ampliar a representatividade e a sustentabilidade dos Sindicatos Patronais, atinge um público alvo com mais de 1.275 sindicatos e é executado em parceria com as 27 federações estaduais. 

O seu surgimento acontece em um momento que a CNI e as Federações sentem a necessidade de modernizar os sindicatos para fortalecer sua atuação na defesa dos interesses da indústria. 

Dentro desse propósito inúmeras ações são desenvolvidas e aplicadas através de projetos idealizados pela CNI e executados pela Federação. Além de palestras, oficinas e cursos, o PDA desenvolveu sites que foram disponibilizados para os sindicatos filiados ao Sistema Indústria, montou um portfólio de apresentação de cada instituição, informatizou os sindicatos, entre outras ações. 

Durante todo o ano de 2013 a FIEP estará desenvolvendo ações do PDA que serão divulgadas através dos sites de todos os sindicatos. Informações: (83) 2101-5476.

Relacionadas

Leia mais

Custos industriais sobem puxados por despesas com impostos, energia e pessoal
Indústria é contra o aumento de impostos, diz presidente da CNI
5 mudanças necessárias para as empresas quitarem impostos atrasados

Comentários