Comissão do Senado aprova mudança na arrecadação de direito autoral

A proposta vai agora para a Comissão de Educação e Cultura, antes de ser votada pelo plenário da Casa

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje o projeto de lei que muda o sistema de arrecadação de Direitos Autorais no País. A proposta vai agora para a Comissão de Educação e Cultura, antes de ser votada pelo plenário da Casa.

Aprovado por unanimidade, o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) reduz a taxa de administração do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) dos atuais 25% para 15%, determina que os dirigentes das organizações arrecadadoras não sejam detentores de direitos autorais e proíbe que recursos arrecadados pelo Ecad, mesmo os que não tenham como determinar para quem deveriam ser pagos, sejam usados para outros fins, como capitalizar o Ecad ou pagar prêmios a seus diretores.

"Meu projeto quer dar mais proteção aos detentores dos direitos autorais. O Ecad pode continuar sendo o agente arrecadador, desde que se submeta a essas regras. É um monopólio e todo o monopólio deve seguir normas", afirmou Humberto Costa.

A aprovação foi aplaudida por artistas e representantes que lotavam o plenário da CCJ. Uma reunião de cantores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos e Erasmo Carlos acontecerá hoje à tarde com Humberto Costa e líderes de todos os partidos.

O projeto ainda precisa passar pela Comissão de Educação e pelo plenário do Senado, mas se tentará um acordo para que a proposta vá direto da CCJ para o plenário. Ainda assim, o projeto, que teve origem em uma CPI mista do Congresso, precisa passar pela Câmara dos Deputados.

Relacionadas

Leia mais

Cineastas brasileiros criam entidade de defesa do direito autoral
Senadora quer isentar igrejas de direito autoral por músicas tocadas em eventos religiosos
Gravadora lança raridades dos Beatles para contornar lei do direito autoral na União Europeia

Comentários