Índice de Confiança do Empresário Industrial recua para 54,8 pontos

Queda foi de 0,7 ponto percentual em junho, na comparação com maio, confirmando tendência de redução do otimismo no setor

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu para 54,8 pontos em junho, o menor nível registrado desde agosto do ano passado. A queda de 0,7 ponto percentual registrada em junho, na comparação com maio, confirma a tendência de redução do otimismo dos industriais, informa a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O ICEI varia de zero a cem. Valores acima de 50 indicam empresários confiantes.

Na indústria da construção, o ICEI recuou para 55,2 pontos. Na indústria de transformação, o índice caiu em 19 dos 28 setores pesquisados e ficou em 54,1 pontos. A confiança só melhorou entre os empresários da indústria extrativa, segmento em que o ICEI subiu para 57,5 pontos.

Embora os valores registrados em junho sejam superiores aos 50 pontos, a pesquisa observa que a queda na confiança é resultado da falta de um ambiente favorável à expansão da indústria e ao crescimento da economia. "A tendência de queda da confiança do empresário industrial deixa claro as dificuldades de competitividade que a indústria enfrenta. E põe em dúvida uma recuperação mais consistente da atividade industrial", afirma o estudo.

A pesquisa da CNI foi feita entre 3 e 14 de junho com 2.396 empresas de todo o país. Dessas, 848 são pequenas, 941, médias, e 607, de grande porte.

Capa

Relacionadas

Leia mais

CNI divulga o ICEI e o INEC nesta quinta e sexta-feira
Ranking de Competitividade 2016, Sondagem Industrial e o ICEI serão divulgados esta semana pela CNI
Economistas e empresários defendem reformas para retomada da confiança da indústria

Comentários