Fiemt realiza amanhã curso para ensinar a pagar menos tributos

Capacitação conduzida pelo consultor da CNI, Alexandre Andrade, terá duração de oito horas, com foco no impacto do custo tributário para a produção

Na próxima quinta-feira (20/06) será realizado o curso ‘Como pagar menos tributos’, promovido pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). Durante oito horas, o consultor da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Alexandre Andrade, apresentará para os empresários as alternativas de tributação que estão vigentes no Brasil. O curso é gratuito e será no auditório da Fiemt a partir das 8h.

Segundo o presidente do Conselho Tributário da Fiemt, Gustavo de Oliveira, o custo tributário impacta diretamente na produção e competitividade. “No país onde a carga tributária é 35% do PIB (Produto Interno Bruto), a questão tributária é vital para a competitividade da empresa. E toda a economia que puder ser feita, dentro do que a legislação permite, vai contribuir para o desenvolvimento da empresa”, analisa.

O curso é uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), em parceria com a CNI e os Sindicatos Patronais. Pelo programa, o consultor abordará sobre o lucro real, lucro presumido, simples nacional, regras de escolha dos regimes tributários, apuração de tributos nos regimes tributários videntes e a ação da indústria para a competitividade.

De acordo com Andrade, ao compreender as características do regime tributário, é possível reduzir o pagamento de tributos e melhorar o desempenho. “Ao conhecer como funciona o sistema tributário, que é muito complexo, os empresários podem optar por alternativas que vão ser melhores para eles. Além, de entenderem como é importante se mobilizar e se associarem para defenderem coletivamente a redução da carga tributária”, disse.

Direcionado para empresários industriais, o curso é gratuito e mais de 90% das vagas já foram preenchidas. Os interessados em fazer a capacitação devem se inscrever pelo telefone (65) 3611-1666 ou no e-mail [email protected].

SOBRE O PALESTRANTE – Alexandre Andrade é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com MBA executivo em gestão financeira, controladoria e auditoria. Entre 2010 e 2013 foi vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro (Sescon-RJ) e atualmente é Vogal Suplente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.

Relacionadas

Comentários