Detalhamento de impostos na nota fiscal só será obrigatório em 2014

Inicialmente prevista para início em 10 de junho, determinação foi prorrogada em um ano frente à complexidade de sua aplicação

Deveria começar a vigorar no último dia 10 de junho a Lei 12.741, que obriga as empresas a detalharem, nas notas fiscais, o valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos que influem na formação dos preços de todas vendas de mercadorias e serviços. O governo resolveu prorrogar por um ano a vigência das sanções e penalidades previstas na lei.

O motivo seria a complexidade de sua aplicação pelas empresas frente a um prazo irreal. "A prorrogação já era esperada sendo que poucas empresas se adaptaram", afirma Marcos Gomes gerente fiscal da Confirp Consultoria Contábil.

Para ele, o projeto tem o lado positivo, uma vez que o consumidor terá uma visão mais clara do quanto paga de tributos na aquisição de cada mercadoria, o que também possibilita que possa exigir com maior propriedade seus direitos. "Mas há também o lado negativo, pois, com a complexidade do sistema tributário brasileiro, haverá dificuldade para empresas fornecerem essas informações, principalmente as que não possuem um sistema de ERP que englobe a tributação de cada produto", explica Gomes.

A informação no documento fiscal deverá ser feita sobre a apuração do valor dos tributos incidentes sobre cada mercadoria ou serviço, separadamente, inclusive nas hipóteses de regimes jurídicos tributários diferenciados dos respectivos fabricantes, varejistas e prestadores de serviços, quando couber.

Leia a íntegra no http://www.administradores.com.br/noticias/economia-e-financas/detalhamento-de-impostos-na-nota-fiscal-so-sera-obrigatorio-em-2014/77073/

Relacionadas

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) será padronizada em todo o Brasil
Indústria é contra o aumento de impostos, diz presidente da CNI
5 mudanças necessárias para as empresas quitarem impostos atrasados

Comentários