Curso ensina como pagar menos impostos

Capacitação conduzida por Alexandre Andrade da Silva, consultor e contador da CNI, apresentou conceitos para que o empresário visualize alternativas menos onerosas

O curso Como pagar menos impostos, ministrado pelo contador e consultor da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Alexandre Andrade da Silva, nesta segunda-feira (24), na Fiemg, pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma parceria com a CNI, apresentou a empresários, as alternativas de tributação federal (Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional), dando-lhes condições para avaliar a melhor opção.

O curso traz os principais conceitos para que o empresário tenha condições de fazer a escolha menos onerosa. "É muito comum que a empresa esteja adotando uma das sistemáticas de tributação sem ter feito uma comparação entre as três possibilidades e, em muitos casos, esteja pagando mais tributos do que deveria.", alerta o consultor.

Uma pesquisa realizada recentemente pela CNI destaca que a tributação é a primeira maior preocupação empresarial, seguida da legislação trabalhista. "As empresas brasileiras gastam 2.600 horas por ano para dar conta de pagar suas obrigações fiscais. Este tempo poderia ser gasto com inovação e melhorias de processos", lembrou Silva.

Para o assessor de relações sindicais e chefe do gabinete da presidência do Sistema Fiemg, Antônio Marum, que fez a abertura do evento, o PDA tem o objetivo de ampliar e legitimar a representatividade e a eficácia dos sindicatos de todo o país, por meio de cursos e capacitações voltados para gestores, executivos e presidentes das empresas. Esta é a segunda turma do curso em Belo Horizonte. "O tema é de extrema importância para os 136 sindicatos patronais do Estado devido à complexidade dos regimes tributários", disse Marum.

Ele explicou que o PDA começou na Fiemg há oito anos e com os resultados positivos, foi ampliado pela CNI para todas as Federações.  Outras informações sobre o PDA podem ser obtidas através do site da CNI, no www.cni.org.br.

Os empresários também contam com a assessoria da gerência Tributária do Sistema Fiemg. O contato eletrônico pode ser feito pelo e-mail tributá[email protected].

Relacionadas

Comentários