Curso ensina a evitar problemas trabalhistas

Consultor elenca as principais causas que levam o empregado a processar a empresa, mas pondera que o funcionário satisfeito com tratamento ao deixar o emprego não vai à justiça

O consultor Daniel Violante, autor da palestra “Como evitar problemas trabalhistas”, realizada nesta terça (4), na antiga sede da Fiemg, informou que são três as principais causas que levam o empregado a processar a empresa: relação com a chefia, condições de trabalho e salário. Mas ele pondera que o funcionário satisfeito com a forma com que foi tratado na hora da “saída” do emprego não vai à justiça. “Um estudo da CNI revela que os gastos com indenizações trabalhistas correspondem, em média, a 25% do salário do funcionário. Esse valor se soma aos 183% de custos sobre o salário que a empresa já paga”, disse Volante.

Muito desse dinheiro escoa do bolso do empresário por desconhecimento das leis trabalhistas. Ou de acordos cujas consequências são mal avaliadas. Falta de planejamento também é uma causa comum. Violante cita como exemplo o grande número de horas extras que muitas empresas pagam. Ele diz que o empresário deve se perguntar se o quadro de funcionários está ajustado e se a escala de horários está bem feita. “O custo disso é absurdo. Hora extra não é uma coisa saudável para a empresa”, analisou.

A saída, aconselha o consultor, é deixar a reclamação infrutífera de lado e partir para a ação. A primeira delas é se informar sobre o tema antes de tomar decisões e planejar os próximos passos da administração. Outra medida é prestigiar as instituições de que se faz parte. É a velha história de que a união faz a força. Associando-se, aumenta-se o poder para pressionar por mudanças. “Os empresários têm que ir atrás do conhecimento, que está disponível. Basta se organizar”, disse.

A capacitação, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), fruto de parceria entre Fiemg e CNI, será ministrada  também em Divinópolis e  Uberaba. Confira as datas:

Divinópolis
Data: 5/6
Horário: 8h às 18h
Local: Fiemg Regional Centro-Oeste - Avenida Engenheiro Benjamim de Oliveira 144-A, Esplanada
Vagas: 40
Professor: Daniel Violante.
Inscrição: envie e-mail para [email protected] ou ligue para (37) 3690-4400. Informe o nome do participante, empresa, sindicato a que a empresa é associada, e-mail e telefones comercial e celular.

Uberaba
Data: 6/6
Horário: 8h às 18h.
Local: Fiemg Regional Vale do Rio Grande - Praça Frei Eugênio 365, São Benedito
Vagas: 40
Professor: Eduardo Pastore
Inscrição: envie e-mail para [email protected] ou ligue para (34) 3312-2100. Informe o nome do participante, empresa, sindicato a que a empresa é associada, e-mail e telefones comercial e celular.

Relacionadas

Leia mais

Problemas trabalhistas podem ser evitados
PDA: Como evitar problemas trabalhistas
Fiems e Sinduscon vão promover curso sobre como atender a fiscalização do trabalho

Comentários