Alta Floresta receberá Workshop para preparar empresas de móveis para o mercado europeu

Ação realizada pelo Centro Internacional de Negócios (Cin-MT) tem o objetivo de orientar empresários a adequar processos e produtos e obter certificação para a União Europeia

A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) por meio do Centro Internacional de Negócios (Cin-MT) realizará, em Alta Floresta, o Workshop “Adequação de processos e produtos para o mercado internacional e boas práticas de fabricação e certificação para a União Europeia no setor de móveis”. O evento será entre os dias 06 e 07 de junho, na sede do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte do Mato Grosso (Simenorte).

Patrocinado pelo Programa AL Invest e Confederação Nacional da Indústria (CNI), a ação tem o objetivo de capacitar e orientar os empresários na adequação de processos e produtos para o mercado internacional e boas práticas de fabricação e certificação para União Europeia no setor de móveis.

“Se a empresa consegue vender e ter acesso ao mercado europeu, que é um mercado muito exigente, ela conseguirá vender para qualquer parte do mundo”, analisa a coordenadora do CIN-MT, Gabriela Fontes. Além de Alta Floresta, o curso também acontecerá em outros Estados como Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará, Paraná, Piauí, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O Programa AL-Invest é financiado pela Comissão Europeia e tem como objetivo apoiar o fortalecimento e internacionalização das pequenas e médias empresas latino-americanas, o intercâmbio de inovações e conhecimento e a promoção de negócios com empresas europeias. No Mercosul, Chile e Venezuela, o Programa é implementado e cofinanciado por um consórcio de instituições liderado pela CNI.

O evento consiste na caracterização da produção moveleira dos estados envolvidos no processo, vivência de experiências promissórias, recomendações e soluções dos gargalos da atividade moveleira nas empresas a fim de alcançar a certificação para a União Europeia.  Como parceiro local o Cin contará com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e do Sindicato das Indústrias Moveleiras do Norte do Mato Grosso (Simonorte).

Relacionadas

Leia mais

Cooperação entre América Latina e União Europeia fortalece pequenos negócios
Empresários do Mercosul defendem recriação da agenda econômica do bloco e acordo com a União Europeia
Game ajuda empresas a entender o passo a passo da internacionalização

Comentários