Processo inovador deve ser contínuo nas empresas

Ao participar do Challenge of Innovation 2013, Eugene A. Fitzgerald defende a valorização do capital humano como fator impulsionador da inovação

"Inovar não é ter ideias. É fazê-las funcionar"- Fitzgerald

A inovação não é um processo linear. Os três elementos básicos de um processo inovador - aplicação de mercado, tecnologia e implementação - devem ser contínuos, equilibrados entre si e sempre relacionados. Eles interagem até que, ao convergirem de forma ideal, surge um produto para o mercado.

O recado é do professor Eugene A. Fitzgerald, do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais do Massachussets Institute of Technology (MIT), palestrante do primeiro dia do Challenge of Innovation 2013. A conferência segue até esta quarta-feira (8), em São Paulo (SP), com a participação de 11 pesquisadores do MIT e 500 empresários e representantes de centros de pesquisas brasileiros.

Em sua palestra sobre o processo de inovação, o professor destacou que inovar não é ter ideias, mas sim fazê-las funcionar. "Isso é a parte mais difícil", lembrou, ao afirmar que o conceito não é entendido de forma detalhada, apesar de ser reconhecido por países desenvolvidos como chave para o avanço.

Fitzgerald, um dos autores do livro Inside Real Innovation (Por dentro da real inovação), ressaltou a importância de valorizar o capital humano inovador. "As empresas fecham e os países mudam. Se houver pessoas inovadoras, o processo inovador não acaba", disse.

Sobre este tema, o professor fechou a palestra com uma frase de 1942, de Vannevar Bush, que mesmo 60 anos depois continua, na visão dele, bastante atual. "Um engenheiro não é um físico ou um homem de negócios ou um inventor, mas alguém que, adquirindo algumas habilidades e conhecimentos de cada um desses, é capaz de desenvolver e aplicar produtos em larga escala."

PROGRAMAÇÃO - O evento é realizado pela Fundação Certi em parceria com o SENAI.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:
07.05.2013 - Diretor do Media Lab do MIT defende a inovação de baixo custo
07.05.2013 - Empresários e pesquisadores brasileiros interagem com representantes do MIT

Relacionadas

Leia mais

SENAI firma contrato com MIT para desenvolver inovação no Brasil
Pesquisadores do MIT vêm ao Brasil discutir inovação com a indústria
Diretor do Media Lab do MIT defende a inovação de baixo custo

Comentários