PDA discute competitividade na indústria

Evento "Diálogo sobre a Competitividade da Indústria" teve o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a importância da participação e da associação dos empresários em defesa de interesses comuns

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), com a participação dos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), promoveu no dia 21 de maio, na cobertura da FIEC, o evento Diálogo sobre a Competitividade da Indústria.

O tema foi abordado pelo consultor Hermano Wrobel, pós-graduado em Administração pela Columbia University/Fundação João Pinheiro; em Consultoria Organizacional pela ODA International e com formação em coaching ontológico pela Newfield – Colômbia 2007. Wrobel também é coordenador de Planejamento Administrativo da Encol S.A e diretor e responsável técnico da HMW Consultores Ltda.

Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a importância da participação e da associação dos empresários em defesa de interesses comuns, utilizando como fio condutor a discussão sobre o tema competitividade, a metodologia usada por Wrobel teve foco na ludicidade, envolvendo os participantes em discussões e dinâmicas.

Um dos pontos altos do evento foi a discussão do que pode alavancar ou entravar a competitividade de um negócio. Divididos em grupos, os participantes debateram o assunto e apontaram a tributação, inovação, burocracia e qualificação como fatores principais.

De acordo com Hermano, os principais desafios para a competitividade na indústria brasileira são, além da tributação, a legislação trabalhista, burocracia, estrutura de financiamento e juros, infraestrutura, educação e inovação. “O importante é que os participantes levem todos esses pontos discutidos para cada sindicato para que criem um novo modelo de pensar, saindo do comodismo, e buscando novas soluções”, disse.

Relacionadas

Leia mais

Membros do PDA da FIEC participam de debate no Maranhão
FIEC relata experiências do PDA em mesas-redondas no ENAI
Sistema FIEC apresenta serviços a empresários da indústria

Comentários