Fiems promove oficina sobre como ter uma gestão sindical mais eficiente

Oficina sobre gestão eficiente que busca orientar sindicatos sobre representação e arrecadação sindical começou nesta terça-feira (07/05) e termina amanhã (08/05)

No âmbito do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), desenvolvido no Estado pela Assessoria Sindical da Fiems, começou nesta terça-feira (07/05) e termina amanhã (08/05), na sede da FatecSenai Campo Grande, uma oficina sobre gestão eficiente ministrada pelos consultores Jonas Flávio Pires Souza e Maria Alzira Marins, ambos da CNI. A iniciativa busca orientar os representantes dos 23 sindicatos industriais filiados ao Sistema Fiems sobre a ampliação da base de representação e arrecadação sindical.

Segundo a assessora sindical da Fiems, Camila Alves, a oficina busca detalhar o funcionamento do SIGA (Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação), uma ferramenta de gestão moderna e gratuita à disposição dos sindicatos. “Estamos com a participação de 16 pessoas e a nossa expectativa é que eles possam alinhar o entendimento sobre o papel e desafios dos sindicatos empresariais. Além de conhecerem essa ferramenta, eles podem identificar sua base de representação, obter dados e contatos de cada empresa, emitir guias e gerenciar a arrecadação de todas as contribuições sindicais”, declarou.

Para o presidente do Sindivest/MS (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, o objetivo é sempre criar um ambiente mais favorável para que os sindicatos sejam cada vez mais representativos. “É dessa forma que conseguimos ter resultados mais efetivos e lutar pela defesa dos interesses de cada setor”, destacou.

Oficina

Durante o 1º dia da oficina, o consultor Jonas Flávio Pires Souza abordou como é formada a base de representação de um sindicato e como ele pode atuar para ampliar essa base e, consequentemente, sua arrecadação. De acordo com ele, conhecer a base de representação é um requisito para exercer o papel do sindicato de defender os interesses do setor, a promoção do associativismo, a representatividade e a sustentabilidade.

“Para isso, é preciso identificar e ampliar a base de representação do sindicato, além de buscar a sua sustentabilidade financeira e a utilização do SIGA proporciona o aprimoramento da gestão sindical”, declarou Jonas Souza, acrescentando que a base de dados do Sistema é atualiza mensalmente pela CNI.

Para a secretária-executiva do Siams (Sindicato das Indústrias de Alimentação de Mato Grosso do Sul), Lúcia Longen, a ferramenta irá permitir maior controle do cadastro de informações com confiabilidade. “É importante aprimorar o sistema, pois há alguns anos o cadastro era feito com dificuldade, já que cada um tinha sua forma de armazenar os dados”, afirmou. Já a assessora jurídica do Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul), Jussara Silveira Pael Andrekowisk, a iniciativa contribui para o desenvolvimento do sindicato. “O que move o sindicato é a representação e tudo que relaciona-se com isso nos torna mais fortes”, disse.

Relacionadas

Leia mais

FIEMS e Sebrae lançam, em Três Lagoas (MS), o Programa Apoio Produtivo – Associativismo Atuante
Fiems promove bate-papo sindical entre empresários de Corumbá
Fiems promove em Três Lagoas curso sobre como prevenir problemas ambientais

Comentários