CNI oferece capacitação para indústria medir emissões de gases do efeito estufa

Objetivo da CNI é capacitar 450 empresários de diversos setores no Programa de Inventários Corporativos de Gases de Efeito Estufa

Capacitar 450 empresários de diversos setores no Programa de Inventários Corporativos de Gases de Efeito Estufa é a meta para este ano da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com as federações das indústrias dos estados e associações setoriais. O estímulo à elaboração de inventários vem do Acordo de Cooperação Técnica assinado pela CNI e pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e do Meio Ambiente (MMA) no ano passado. O objetivo é incentivar as empresas a divulgarem as práticas sustentáveis junto às informações econômico-financeiras e ajudar os empresários a criarem produtos e serviços de baixa emissão de carbono.

Para a CNI, é fundamental que as empresas dominem as metodologias disponíveis para medir o uso de recursos naturais e a eficiência dos processos industriais. “Investir em procedimentos para conhecer, entender e mensurar emissões traz benefícios para a indústria, como a oportunidades de redução eficiente de emissões além de cumprimento de legislações futuras”, afirma  o gerente executivo de Meio Ambiente da CNI, Shelley Carneiro.

PLANO INDÚSTRIA – O Acordo de Cooperação Técnica, com vigência até o fim de 2015, estabelece a parceria entre CNI, MDIC e MMA para a elaboração conjunta do Plano Indústria - Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas do Setor Industrial. O Plano prevê meta de redução de 5% das emissões de gases até 2020 para sete setores: alumínio, cimento, papel e celulose, químico, cal, vidro e ferro-gusa. A CNI pretende apresentar ao governo federal as propostas para adaptação das indústrias à meta.

No ano passado, o curso de capacitação da CNI chegou a 180 representantes de indústrias de cinco estados: Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Amazonas e Pernambuco. Este ano, já são 105 capacitados. A meta é chegar a 450 até o fim de 2013.

Confira os próximos cursos de Capacitação em Inventários:

Data Local
6 e 7 de junho Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB)
13 e 14 de junho Associação Brasileira de Cimento Portland (SP)

As Federações e Associações interessadas podem obter outras informações no e-mail: [email protected]

Relacionadas

Leia mais

Empresas doam créditos de carbono para compensar emissões de gases de efeito estufa na Copa
Indústria debate riscos no abastecimento de água em 2015 e políticas de emissão de gases de efeito estufa
SENAI compra créditos de carbono para compensar emissões e gases de efeito estufa durante WorldSkills

Comentários