SESI premia projetos sobre segurança e saúde no trabalho

Concurso nacional do SESI estimula alunos a criarem desenhos, músicas e projetos de inovação tecnológica sobre segurança e saúde. Os vencedores foram anunciados nesta segunda (29) em Brasília

Ideias simples de estudantes podem transformar o ambiente de trabalho: com um sensor, a máquina de tornearia passa a detectar se a chave de ajuste do torno está no lugar seguro. Ou então, durante os intervalos das aulas, uma rádio pode difundir dicas sobre segurança no ambiente trabalho.

Esses foram alguns dos projetos premiados nesta segunda-feira (29), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. As duas criações fazem parte das inovações reconhecidas entre 2.221 projetos inscritos na última edição do Concurso Nacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho, cujas inscrições para edição de 2013 estão abertas a partir de amanhã (30).

O concurso, criado em 2009 para incentivar a aprendizagem e promover a cultura preventiva nas escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), visa conscientizar os alunos da importância de um ambiente preventivo e seguro. Os resultados agregam novas ideias para os programas de segurança e saúde que o SESI oferece a mais de duas mil empresas em todo o país.

“Nosso interesse é cada vez mais focar cada vez mais na prevenção de acidentes e doenças, despertando nos estudantes uma cultura preventiva, uma vez que serão trabalhadores no futuro”, destacou Sérgio Motta, gerente-executivo de Qualidade de Vida do SESI, no lançamento da nova edição do Concurso.

VENCEDORES – A dupla vencedora na categoria Contribuição Técnica é formada pelos alunos do curso técnico em mecatrônica do SENAI de Várzea Grande (MT) Pedro Felipe Gonçalves de Aruda, de 17 anos, e Jefferson Nunes Schwaab, de 16.

“Adaptamos ao quadro elétrico da máquina de torno um sensor que custa em torno de R$ 300 para identificar se a chave de torno está no lugar próprio de guarda”, contou Jefferson. “A máquina não funciona se a chave estiver fora do lugar. Assim, evita que a chave seja arremessada e atinja outros colegas. Ele serve para a proteção coletiva e individual de quem está manuseando o equipamento”, complementou Pedro.

Outra ideia também premiada foi a implantação de uma rádio sobre SST, criada pela aluna Christiane Alves de Lima, 25 anos, do curso técnico em Segurança no Trabalho da Escola SENAI Cabo, de Pernambuco.

“A maioria dos alunos são trabalhadores do Porto de Suape e da Petrobrás, então, a gente alia o tema da aula do dia e dá dicas sobre aquele assunto”, explicou Christiane. Além das contribuições técnicas, o concurso do SESI também premiou alunos na categoria desenho e música.

Confira a lista dos vencedores da edição 2012:
 

Subcategoria I - para alunos do Ensino Fundamental, (6ª à 9ª anos) 
Aluno: Daniel Roberto Arruda Lemes 
Professor: Fabiane Tamara Rossi 
Estado: Mato Grosso 
Escola: Roberto Cochrane Simonsen 

Subcategoria II- para alunos Ensino Médio (1ª à 3ª série) 
Aluno: Suellen Sales Silva 
Professor: Ivanise Gertrudes de Santana 
Estado: Pernambuco 
Escola: Centro de Atividades Presidente Dutra 

Subcategoria III – para alunos da modalidade Jovens e Adultos (EJA) das escolas do SESI 
Aluno: Julio César de Almeida 
Professor: Luka Agorreta 
Estado: São Paulo 
Escola: SESI/SP- Itapetininga

Subcategoria I - para alunos do Ensino Fundamental, (6ª à 9ª anos) 

Primeiro lugar: 
Aluno: Larissa Cristina Duarte Lavoratti 
Professor: Carlos Renato Leite 
Estado: Mato Grosso 
Escola: Roberto Cochrane Simonsen 

Segundo lugar 
Aluno: Reijhukson Silva Almeida 
Professor: Dalila França Barbosa 
Estado: Roraima 
Escola: João de Mendonça Furtado 

Subcategoria Banda – para alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio, incluindo EJA, das escolas do SESI 
Alunos: Dhiogo Luis Farias Silva 
Adriano Barbosa da Silva Junior 
Helmiton Cordeiro dos Santos Filho 
Everton Nascimento da Silva 
Professor: Wallison Francelino Bezerra 
Estado: Pernambuco 
Escola: Centro de Atividade Eng. Roberto Egydio Azevedo

Contribuição Técnica – para alunos dos cursos profissionalizante do SENAI 
Aluno: Cristiane Alves de Lima 
Professor: Waldilene Rodrigues de Freitas 
Estado: Pernambuco 
Escola: Escola Técnica SENAI do Cabo 

Subcategoria Grupo – para alunos do EBEP, alunos dos cursos profissionalizantes, da educação profissional e tecnológica das escolas do SENAI 
Alunos: Jefferson Nunes Schwaab 
Pedro Felipe Gonçalves de Arruda 
Professor: Mariane Batista de Lima Moraes Brandão Campos 
Estado: Mato Grosso 
Escola: SENAI Várzea Grande

Concurso SST 2012

Relacionadas

Leia mais

SESI é Top of Mind em segurança e saúde no trabalho
Profissionais do SESI recebem capacitação em gestão de segurança e saúde no trabalho
Alunos do Senai recebem noções de segurança no uso de produtos na construção

Comentários