Oficina discute Gestão Sindical Eficiente

Executivos e técnicos de sindicatos tiveram acesso a um detalhamento das funcionalidades do sistema, que foi desenvolvido pela CNI para modernizar os cadastros dos sindicatos e facilitar a arrecadação das contribuições sindicais

Apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (SIGA), demonstrando aos participantes como utilizá-lo a fim de aprimorar a gestão dos sindicatos. Estes foram os principais objetivos da oficina Gestão Sindical Eficiente: Como ampliar a base de representação e arrecadação?, promovida pela Superintendência de Relações Institucionais da FIEB, nos dias 11 e 12 de abril, no auditório da instituição.

Executivos e técnicos de sindicatos tiveram acesso a um detalhamento das funcionalidades do sistema, que foi desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para modernizar os cadastros dos sindicatos e facilitar a arrecadação das contribuições sindicais.  Além de trazer ganhos em termos de modernização da gestão sindical, o SIGA proporciona a identificação das empresas que compõem a base de representação dos sindicatos, servindo ainda de suporte para o desenvolvimento de estratégias de estímulo ao associativismo. Os sindicatos filiados à FIEB já vem utilizando o SIGA desde dezembro de 2011.

“O encontro é uma oportunidade da CNI definir uma metodologia única de trabalho, respeitando as diferenças de cada federação e de cada sindicato, mostrando o que pode ser oferecido para a base de representação. Além disso, os sindicatos, com o SIGA, podem conseguir efetivamente conhecer todo este universo”, destacou Sidnei Gomes Negrão, gerente de Fiscalização e Arrecadação da CNI, que conduziu a oficina, juntamente com o analista de Arrecadação da CNI, Bruno Guimarães.

Com destaque para os desafios de cada entidade, foi discutida a necessidade de os sindicatos conhecerem melhor a base, para ampliar a representação e a arrecadação, buscando sustentabilidade financeira para melhor exercer o seu papel e, assim, conseguir atrair e manter associados.

Durante o encontro, foi destacado o papel do sindicato enquanto entidade de representação e como o melhor conhecimento da base de representação pode auxiliar as entidades no desempenho de seu trabalho junto às empresas. “Oficinas como esta proporcionam um ambiente de troca de experiência, onde os sindicatos podem compartilhar práticas de sucesso do seu dia a dia”, completou Negrão.

Izabella Lopes, assessora jurídica do Sindpacel, elogiou a iniciativa. "Todas as questões abordadas foram bastante enriquecedoras e a discussão refletiu o atual cenário no qual o sindicato está inserido, além de ter sido uma excelente oportunidade de expressarmos nossas necessidades para adequação do sistema à realidade do sindicato”, avaliou.

Relacionadas

Leia mais

Federação das Indústrias orienta sobre gestão sindical
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos
Sindicatos participam de treinamento da nova versão do SIGA

Comentários