Legislação Trabalhista é foco de curso promovido pela FIETO

Tema foi abordado para empresários e profissionais que trabalham diretamente com gestão de pessoas

O curso “Como evitar problemas trabalhistas”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, aconteceu durante esta quarta-feira, 17, na sede do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins – SINDUSCON/TO. O tema Legislação Trabalhista foi abordado para empresários e profissionais que trabalham diretamente com gestão de pessoas. A atividade integra o Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria – CNI em parceria com as federações.

O presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho – IGT e consultor jurídico da Federação das Indústrias do Estado de Goiás - FIEG, Rafael Lara, apontou a jornada de trabalho, horas extras, atestados médicos e punição dos trabalhadores como os mais comuns e constantes problemas trabalhistas.

Segundo ele, conhecer a Legislação é o principal passo para evitar esses problemas. Além disso, outra contribuição é a sindicalização. “Queremos que o empresário conheça a Legislação, entenda o quanto ela é complexa, o quanto ela é insegura, o quanto ela é até injusta e entenda que além de conhecê-la e cumpri-la ele precisa estar inserido num sistema de representação sindical para que, juntos, possam tentar brigar por melhoras nessa Legislação“, disse.

O curso aborda ainda as rotinas na admissão, vigência e rescisão do contrato de trabalho e depois na gestão dos conflitos trabalhistas.  Orienta ainda sobre o que fazer em cada situação/problema que pode ser encontrado numa empresa.

Para Zaira Barros, participante do curso que atua no setor jurídico da empresa Frango Norte em Paraíso, os problemas mais comuns são faltas injustificadas, excesso de atestados, rescisões contratuais e horas extras. “O curso é muito favorável, nos instrui, dá bastante respaldo para sabermos lidar com esse tipo de problemática”, conta.

A capacitação contribui para que os empresários identifiquem oportunidades de melhoria e aprimoramento nas relações trabalhistas de sua empresa, identifiquem obrigações legais que não estão sendo seguidas pela empresa, além de sensibilizá-los para a importância da participação nos sindicatos empresariais para defender em conjunto a competitividade da indústria.

Camila Soares
Unidade de Comunicação Institucional – UCI Palmas
Sistema FIETO – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO, SESI, SENAI e IEL)

Relacionadas

Leia mais

Legislação trabalhista está desatualizada, afirma presidente do TST
Fieto promove 15 cursos: destaque para menos tributos e legislação trabalhista
CNI realiza capacitação para gestores do Programa de Desenvolvimento Associativo

Comentários