Fibra oferece programa gratuito de fortalecimento sindical

Capacitações são destinadas aos líderes e representantes dos sindicatos e empresários associados. Gestão sindical eficiente; como evitar problemas trabalhistas; como reduzir a tarifa de energia elétrica e sistema tributário estão entre os temas

Fortalecer os sindicatos patronais, aproximando-os das empresas, de modo a ampliar a representatividade e a sustentabilidade sindical, é fundamental para o pleno desenvolvimento da indústria brasileira. Isso porque os sindicatos têm importante papel no que diz respeito à defesa de interesses do setor seja junto aos poderes constituídos, seja junto aos trabalhadores.

Pensando nesta necessidade sempre atual, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou, em 2007, o Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, disseminado pelas federações em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. A Federação das Indústrias do DF (Fibra) realiza o Programa desde 2008 envolvendo os 10 sindicatos patronais da indústria local.

Neste ano, a Fibra já promoveu dois cursos e tem programados outros 11, com mais de 400 vagas. As capacitações são destinadas aos líderes e representantes dos sindicatos e empresários associadoss. Entre os temas que serão ministrados estão: gestão sindical eficiente; como evitar problemas trabalhistas; como reduzir a tarifa de energia elétrica; e sistema tributário. A próxima ação será realizada no dia 25/04 e será uma Mesa Redonda: Como Atrair e Manter Associados?, oferecida de forma totalmente gratuita.

Para participar, os interessados devem procurar a Assessoria Sindical da Fibra, e verificar quais cursos e as datas de quando serão realizados. Essas capacitações integram o conjunto de ações previstas para o biênio 2012/2013 PDA, que pretende fortalecer a representação empresarial e incentivar o associativismo local.

De acordo com informações da CNI, ao todo, até o final de 2013 serão investidos R$ 5,9 milhões em iniciativas que devem beneficiar 1.178 sindicatos patronais da indústria, dos 1.300 existentes em todo o Brasil. Além de cursos, por meio do PDA são oferecidos produtos para melhorar a comunicação dos sindicatos com as indústrias, como criação de sites e boletins eletrônicos. Mediante o programa, as federações também apoiam os sindicatos na realização de planejamentos estratégicos e disponibilizam indicadores para que gestores saibam como estão os sindicatos em relação à arrecadação, representação, negociação coletiva e regularidade perante o Ministério do Trabalho e Emprego.

Números
Ao decorrer dos últimos cinco anos, o PDA apoiou ações de modernização de sindicatos, divulgando posicionamentos do setor à base industrial e estimulando o engajamento de empresas em ações de defesa de interesses da indústria. Até 2012, a Confederação investiu cerca de R$ 32 milhões nessa iniciativa.

Para se ter uma ideia, apenas no DF, a primeira fase do programa, realizada em 2008, envolveu os 10 sindicatos patronais da indústria brasiliense. Entre os resultados alcançados até o ano passado, está a criação de seis sites de sindicatos, a realização de nove reuniões de planejamento estratégico de sindicatos e a realização de mais de 20 cursos e oficinas que capacitaram mais de 335 líderes sindicais, funcionários dos sindicatos e empresários. Além disso, foram impressos 18 mil portfólios para os sindicatos, bem como foram adquiridos equipamentos de TI para os 10 sindicatos filiados à Federação.

Serviço
O Programa de Desenvolvimento Associativo é organizado na Fibra pela Diretoria de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho. Para mais informações sobre o PDA, o interessado pode ligar no telefone 3362-6108.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)

Relacionadas

Leia mais

Presidentes de sindicatos participam de alinhamento sobre o PDA
Mesa-redonda promove a troca de experiências entre presidentes de sindicatos
Fibra investe no fortalecimento sindical

Comentários