Curso ensina empresários industriais do Estado a pagar menos tributos

Com 25 participantes, iniciativa também abordou questões legislativas, com foco nas normas vigentes e nos regimes do Estado

Informar e conscientizar sobre a sistemática tributária vigente no Brasil e a apontar o que é possível fazer para mudar foram alguns dos objetivos do curso sobre planejamento tributário ministrado pelo consultor da CNI, Alexandre Andrade da Silva, nesta quarta-feira (03/04), na sede da Incubadora Sindical do Sistema Fiems, em Campo Grande (MS). Realizado no âmbito do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo) pela Fiems e CNI, o curso, que também abordou questões legislativas, com foco nas vigentes e nos regimes do Estado, teve a participação de empresários industriais e lideranças sindicais industriais.

Segundo a assessora sindical da Fiems, Camila Alves, ao todo, o curso teve 25 participantes. "Nossa expectativa é sempre de que os empresários compreendam bem como funcionam as questões tributárias e orientações sobre os regimes e principais problemas e os tributos", declarou. Durante o curso, Alexandre Andrade da Silva destacou a pesquisa realizada pela CNI com empresários industriais sobre os temas que mais impactam sobre a competitividade da indústria.

"Conforme a pesquisa a tributação é a que mais impacta para 94% dos entrevistados, seguida da legislação trabalhista com 86%. Para alterar essa situação, os empresários identificam que é necessário desonerar a folha de pagamentos, reduzir a burocracia para pagamento dos tributos e eliminar o adicional do FGTS, entre outras modificações", elencou Alexandre da Silva.

Para a empresária Ilda Kalil Molina, da Molina Indústria de Confecções e Comércio, o conhecimento sobre a legislação tributária é sempre bem-vinda. "Sempre ocorrem alterações e é preciso que busquemos conhecimento para compreender melhor a lógica da tributação", declarou. Já a gerente administrativa da DItália Forros e PVC, Anne Cristine Burille, também reforçou a importância de buscar conhecimento. "Quando temos a informação e a orientação corretas, conseguimos avaliar o que é mais viável para a nossa empresa", disse.

Relacionadas

Leia mais

Media Training é tema do último PDA em Campina Grande
FIEMS e Sebrae lançam, em Três Lagoas (MS), o Programa Apoio Produtivo – Associativismo Atuante

Comentários