Missão da indústria moveleira de MS conhece novas tecnologias no Paraná

Delegação esteve na cidade de Arapongas por ocasião da MovelPar 2013 e visitou sedes de indústrias do segmento

A missão empresarial composta por representantes da indústria de móveis de Mato Grosso do Sul viajou até a cidade de Arapongas, no Paraná, para conhecer as novas tecnologias do segmento apresentadas durante a MovelPar 2013 e também visitar as sedes de industrias moveleiras instaladas na região. Segundo o presidente do Sindmad/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Móveis em Geral, Marcenarias, Carpintarias, Serrarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeira, de Cortinados e Estofados de Mato Grosso do Sul), Juarez Falcão, a missão foi organizada com o apoio do Sistema Fiems e Sebrae/MS para participar da Movelpar 2013, realizada de 12 a 14 de março no Expoara Centro de Convenções, mas a programação acabou estendida com ações nas indústrias e na unidade do Senai de Arapongas.

"Um dos nossos primeiros compromissos foi conhecer a estrutura da unidade do Senai local, onde também foi acertada uma parceria futura com o Senai de Mato Grosso do Sul para a realização de cursos destinados ao segmento. Além disso, nós também conhecemos as indústrias Fiasini e Irmol, duas grandes empresas moveleiras do Estado do Paraná. O grupo ainda foi até a sede do Sima (Sindicato da Indústria de Móveis de Arapongas)", detalhou Juarez Falcão, completando que as visitas foram fundamentais para conhecer o mercado da região. "Ao visitarmos as fábricas das indústrias paranaenses, obtivemos um conhecimento mais detalhado sobre como funciona a linha de produção naquele Estado", acrescentou.

Com relação à MovelPar, o presidente do Sindmad/MS explicou que os empresários conferiram de perto os principais lançamentos e as novas tecnologias utilizadas pelo segmento no País. "A MovelPar é uma feira muito importante no calendário nacional e considerada uma referência nos lançamentos de novos produtos. O evento está sempre antenado com o consumidor, que a cada ano fica mais exigente e obriga que o empresário se atualize, tanto no design, quanto nas cores e acabamentos. A feira também possibilitou contatos com novos fornecedores", ressaltou.

Para o empresário Antonio Carlos Nabuco Caldas, da Círculo Móveis, conhecer as máquinas e o modo de produção do Paraná possibilitou a comparação com as metodologias utilizadas em Mato Grosso do Sul. "Foi possível observar de perto o sistema de embalagem e o processo como um todo. Outro ponto positivo da viagem foi a visita ao Senai de Arapongas, onde foram detalhadas inúmeras questões de inovação", afirmou.

Já o empresário Mauro Farias Insfran, da Madecom, acredita a missão empresarial até Arapongas para participar da MovelPar e conhecer o sistema produtivo das indústrias do Paraná atingiu o objetivo esperado de proporcionar intercâmbio de informações e apresentar aos industriais sul-mato-grossenses as novas tecnologias para o segmento. "Com certeza todos os participantes da missão adquiriram conhecimento, pois é interessante observar outros mercados. O evento também nos possibilitou ver os lançamentos e fazer contatos para trazer as novidades para o nosso Estado", disse.

Relacionadas

Leia mais

Indústria moveleira estadual deve crescer até 6% neste ano
Congresso Nacional Moveleiro está com as inscrições abertas
SENAI faz parceria com centro tecnológico italiano para ampliar competitividade do setor moveleiro do Amapá

Comentários