INPI lança o e-Patentes

Objetivo do sistema eletrônico é simplificar e acelerar os procedimentos de patenteamento do instituto

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) lança nesta terça-feira, 19/3, o sistema online para depósito de patentes, e-Patentes. O sistema eletrônico promete tornar mais rápido e simples todo o processo de patentes pelo instituto.

Na opinião do presidente do INPI, Jorge Ávila, o depósito online traz vantagens em relação ao depósito em papel. “Quando você faz o preenchimento dos formulários eletrônicos, o formulário critica o que está sendo preenchido e os erros que a máquina consegue identificar são evitados já na hora do preenchimento.

Além disso, como o formulário é transmitido por via eletrônica, não tem manuseio, não tem que digitalizar. Então, não tem extravio, não tem perda de informação na digitalização. Produz uma entrada de dados para o INPI muito mais simples, ágil, limpa e livre de erros. Isso agiliza o exame”, explica Ávila. Ao final, segundo ele, o sistema emite um comprovante com um QR-code que permite acompanhar o andamento do pedido.

A meta do INPI é chegar ao fim de 2014 com uma capacidade de processamento de 50 mil patentes por ano, englobando o arquivamento administrativo, o indeferimento técnico e a concessão. “Se a gente atingir essa marca, vai poder entregar o resultado de um pedido de patente em um tempo tão curto, como o oferecido em qualquer escritório eficiente do mundo. Isso significa quatro anos a partir do depósito ou entre 12 meses e 18 meses a partir do pedido de exame, o que é uma marca bastante boa”.

Para clientes que tiverem o órgão como primeiro escritório de depósito, o INPI vai oferecer também o serviço de avaliação preliminar da patenteabilidade. “O exame preliminar dá informação para ele até 12 meses a partir do depósito, de maneira que tenha possibilidade de aperfeiçoar o seu pedido e de fazer negócio com aquele pedido de patente, mesmo antes de essa patente ser decidida”, informa Ávila.

No ano passado, as decisões sobre patentes envolveram 32.574 processos, devido a um estoque elevado de pedidos de patentes de anos anteriores para ser arquivado. Para 2013, o volume de processamentos é estimado em 22 mil.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: INPI precisa se tornar um dos dez melhores escritórios de patente do mundo, diz presidente do INPI
INPI discute critérios de patentes, inclusive para software
INPI lança relatório com informações sobre patentes

Comentários