Parceria SENAI/UFPI beneficia alunos de engenharia

Estudantes estão tendo a oportunidade de vivenciar algumas práticas dentro do campo da Engenharia Mecânica

Em 2011, o SENAI – Departamento Regional do Piauí e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) firmaram parceria visando criar condições para ampliar a experiência técnica e científica dos alunos do curso de Engenharia Mecânica da instituição. Na ocasião, o termo de cooperação foi assinado pelo então reitor Luiz de Sousa Santos Junior e o diretor regional do SENAI, Ewerton Pinheiro.

A partir do ano passado o convênio foi posto em prática e dezenas de alunos da UFPI participam de aulas práticas nas dependências do SENAI em disciplinas como “Metrologia”, e “Práticas de Processos de Fabricação Mecânica”, que envolve usinagem, tornearia mecânica e ajustagem entre outros processos.

Para o chefe do curso de Engenharia Mecânica da UFPI, Profº. Elson Cesar Moraes, com isso as duas instituições estão dando oportunidade aos acadêmicos vivenciarem algumas praticas dentro do campo da Engenharia Mecânica. “Este tipo de convênio coloca o SENAI na vanguarda em parcerias desta natureza e demonstra o papel fundamental que a entidade desempenha para a sociedade brasileira na formação de recursos humanos (técnicos), bem como na prestação de serviços”, afirmou.

O diretor Ewerton Pinheiro destacou que o SENAI e a UFPI têm dois pontos principais em comum: a educação para a formação de pessoas e o trabalho com vistas ao desenvolvimento do Estado. "Dessa forma, a articulação é importante. Se não houver trabalho articulado, corre o risco dele não sair do papel. A parceria veio em um momento mais que oportuno para fazer estudo e pesquisa no Piauí", comentou o diretor.

Vilmar Soares Rodrigues Júnior, de 21 anos, aluno do 6° período do curso de Engenharia Mecânica, ressaltou a importância das aulas práticas ministradas pelo SENAI, afirmando que a parceria beneficia aos alunos no processo de aprendizagem, destacando os modernos equipamentos e as oficinas da entidade, além da experiência dos instrutores.

O termo de cooperação vai garantir que, além de aulas práticas de Meteorologia e Usinagem, haja parcerias científicas entre UFPI e SENAI. O acordo prevê as condições gerais para utilizar os laboratórios, além da promoção do intercâmbio científico, com palestras técnicas e projetos institucionais.

Em contra partida a Universidade coloca-se a disposição do SENAI para contribuir no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias e na formação de recursos humanos que venham a atender as necessidades da sociedade nas diversas áreas do conhecimento.

Relacionadas

Leia mais

Alunos da UFPI visitam laboratório de Metrologia do SENAI-PI
SENAI-PI apresenta projeto de tecnologia em panificação
SENAI-PI promove consultoria em Educação a Distância

Comentários