Grande empresa industrial dá sinais de recuperação em janeiro

Segundo a pesquisa Sondagem Industrial, o desempenho da indústria como um todo foi fraco, mas as quedas na produção e no emprego foram menores  do que em dezembro e janeiro de 2012

Sinais de recuperação da atividade industrial surgiram em janeiro entre as grandes empresas, revela a Sondagem Industrial de janeiro, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira, 22 de fevereiro. Informa a pesquisa que as indústrias de grande porte registraram aumento da produção, com 51,3 pontos. Os indicadores variam de 0 a 100. Valores acima de 50 mostram evolução positiva, uso da capacidade instalada acima do usual e estoques além do planejado.

"O desempenho da indústria como um todo em janeiro foi fraco, mas traz importantes diferenças na comparação com o mês anterior", atesta a CNI. Diz a Sondagem Industrial que, no geral, houve queda na produção (48,6 pontos) e no emprego (48,7 pontos), em parte devido à sazonalidade desfavorável - em janeiro normalmente se diminui a atividade - , mas os recuos foram menores do que em dezembro e janeiro de 2012.   A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) não se alterou de um mês para o outro, mantendo-se em 70%, em média,  nível igual ao de dezembro.

Na grande empresa, além do crescimento da produção, houve aumento também no número de empregados, que ficou em 50,2 pontos, e na UCI média, que cresceu um ponto percentual sobre dezembro, chegando a 74%.  O nível de estoques efetivos se aproximou do planejado, com 50,8 pontos, contra 52,1 pontos em dezembro (quanto mais além dos 50 pontos, maiores são os estoques indesejados).

No polo oposto, as pequenas empresas continuaram com  declínio em janeiro na produção  (42,9 pontos). Houve recuo também  no número de empregados (46,2 pontos) e na  UCI média, para 63%, quando havia sido de 65% em dezembro de 2012.

EXPECTATIVAS MELHORES - As perspectivas das empresas industriais para os próximos seis meses melhoraram em fevereiro, principalmente quanto às exportações,  que atingiram 53,9 pontos,  2,1 pontos acima das expectativas manifestadas em janeiro.  Em relação à demanda, registraram 59,8 pontos, contra 58,4 pontos em janeiro, e no número de empregados cresceram de 52,3 pontos em janeiro para 53,5 pontos este mês. As expectativas para as compras de matérias primas assinalaram 57,6 pontos, quando haviam sido de 55,8 pontos no mês anterior.

A pesquisa Sondagem Industrial foi realizada entre 1º e 18 de janeiro com 1.817 empresas, das quais 472 de grande porte, 692 médias e 653 pequenas.

Relacionadas

Leia mais

Investimentos em infraestrutura devem estimular o crescimento da economia
Investimento crescerá 4% e impulsionará a economia em 2013
Economista projeta cenário de retomada de crescimento da economia mundial

Comentários