Etapa estadual do Inova Senai 2013 define 12 projetos finalistas

Vencedores receberão tabletes, smartphones, HDs externos e R$ 3 mil em dinheiro destinados à implementação do projeto

A etapa estadual do Inova Senai 2013, que nesta edição foi voltada a alunos, técnicos e docentes da entidade, definiu os 12 projetos finalistas de um total de 57 inscritos, que vão concorrer nas categorias produto inovador e processo inovador. Como premiação, os projetos que se destacarem receberão tabletes, smartphones, HDs externos e R$ 3 mil em dinheiro destinados à implementação do projeto no Centro de Educação de Tecnologia ou na Agência de Formação Profissional do Senai.

Na categoria produtor inovador, pelo CetecSenai Dourados, concorrem os projetos "Linguiça de vegetais com proteína de soja", "Cortflex", "Geleia de chia" e "Alicate volteste", já pela FatecSenai Campo Grande estão na disputa os projetos "Bocaré", "Coleira inovadora", "Carregador para celulares que utiliza placa receptora de LED", e "Prende lixo", enquanto pelo CetecSenai Rio Verde tem o "Cinto MacGyver". Já na categoria processo inovador são finalistas os projetos "Luneta móvel para torno mecânico", do CetecSenai Naviraí, "Tropeiro ecológico", do CetecSenai Rio Verde, e "Otimização de produto químico para chapéu de palha", do CetecSenai Rio Verde.

Segundo o gerente de tecnologia e inovação do Senai, Dax Peres Goulart, os projetos finalistas serão expostos em estandes e julgados na etapa estadual do Inova Senai 2013, durante o evento "Caça Talentos Expo", que será realizada nos dias 9 e 10 de maio no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS). "A competição tem o intuito de promover a inovação em prol da competitividade das indústrias do Estado e proporcionar aos alunos a expertise na concepção de ideias, elaboração e execução de projetos", disse.

Dax Peres Goulart acrescenta que, ao promover a etapa estadual do Inova Senai, a entidade estimula a criatividade do corpo técnico, instrutores e alunos. "As unidades e agências do Senai no Estado receberam, no fim do ano passado e início deste ano, a visita de técnicos do Nupi (Núcleo de Gestão e Fomento à Pesquisa e Inovação), além dos técnicos da gerência de tecnologia e inovação, para esclareceram sobre o regulamento da competição e motivaram a participação dos jovens", pontuou.

Segundo o coordenador do Nupi do Senai, Ricardo Ferreira Júnior, a etapa estadual do Inova Senai 2013 também recebeu inscrições para a categoria serviço inovador, mas os projetos inscritos não obtiveram a pontuação mínima exigida. "Vale a pena destacar que embora eles não tenham obtido a pontuação mínima para tentar concorrer na etapa nacional, terão a oportunidade de serem apresentados no evento Caça Talentos Expo, concorrendo entre si, porém sem condições de seguirem para a próxima etapa do concurso. No total, três projetos estão nessa situação, sendo um do CetecSenai Rio Verde, outro da FatecSenai Campo Grande e o terceiro do CetecSenai Dourados", informou.

Serviço - Mais informações pelo telefone (67) 3389-9222.

Relacionadas

Leia mais

Centro de Dourados classifica 2 projetos para etapa nacional do Inova Senai
"Camisinha" para água mineral é um dos inventos de SC no Inova SENAI
Etapa estadual do Inova Senai 2013 encerra inscrições no próximo dia 15

Comentários