PDA movimentou calendário de eventos associativos de 2012

Ações de capacitação e edições do “Dia de associar-se” reuniram mais de 1200 participantes ao longo do ano

O ano de 2012 foi bastante produtivo para empresários, dirigentes e executivos sindicais. Entre os meses de janeiro e novembro, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) realizou dez cursos de capacitação empresarial com o objetivo de levar informações e conhecimento de novas técnicas e práticas para serem utilizadas no dia a dia das empresas e Sindicatos. Ao todo, as capacitações do PDA neste período reuniram mais de 300 participantes.

A sede da Findes em Vitória foi a que mais sediou as ações: sete cursos foram realizados na capital, que contou com a presença de 192 pessoas. O seminário “Como defender tarifas de energia elétrica mais competitiva para a indústria”, que aconteceu no dia 2 de agosto, foi a que teve o maior público, com 65 participantes. Entre eles, o presidente da Findes, Marcos Guerra, e o diretor para Assuntos de Fortalecimento Sindical da entidade, Egídio Malanquini. O “Módulo Temático de Política Tributária” também foi destaque, com 40 participantes.

Em Aracruz, aconteceu a capacitação “Como evitar problemas trabalhistas?”, que reuniu 34 participantes, entre empresários, gestores de recursos humanos, contadores e advogados de empresas. De acordo com Marcos Guerra, o evento mostrou normas e procedimentos que as empresas devem observar desde a admissão de empregados até a rescisão de contratos trabalhistas. “O curso possibilitou que os participantes revisassem  seus conhecimentos acerca dos cuidados que as empresas devem ter na relação com seus empregados”, explica.

Linhares e Anchieta

Já as sedes de Linhares e Anchieta receberam o curso “Como pagar menos tributos?”, ministrado pelos consultores Alexandre Andrade e Lucilene Faria Rosa, respectivamente. O curso se baseou em uma exposição dialogada do conteúdo, utilizando um caso fictício para demonstrar o impacto da opção por cada um dos regimes tributários. Assim, foram comparadas as características de cada um deles.

O curso foi ministrado para 59 pessoas, entre empresários do setor industrial, gestores de áreas administrativas e financeiras de indústrias.  Para Guerra, essa foi uma possibilidade de aprender um pouco mais dos principais regimes previstos na legislação brasileira, como o Simples, lucro presumido e lucro real. “O interessante é que o participante foi convidado a refletir sobre qual a opção mais vantajosa para sua empresa”, salientou.

Com o término de 2012 e a boa resposta obtida com os cursos oferecidos, o PDA já planeja expandir os horizontes no próximo ano. Em 2013, outras regionais da Findes no Estado receberão capacitações do Programa.

Gestão eficiente

Uma das ações realizadas pelo PDA através da Findes, foi a oficina de “Gestão sindical eficiente: Como ampliar a base de representação e arrecadação?”.  O curso aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, no Senai da avenida Beira Mar, em Vitória. A oficina foi direcionada a funcionários do CAS, executivos e técnicos de Sindicatos.

O principal objetivo da oficina foi  apresentar o Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (SIGA) e demonstrar aos participantes como utilizá-lo a fim de aprimorar a gestão dos sindicatos, sobretudo para identificar e ampliar sua base de representação. A ação foi voltada tanto para os sindicatos que já implantaram o SIGA, mas têm dúvidas quanto à sua utilização, quanto aos que ainda não conheciam a ferramenta.

“Essa é uma forma de capacitarmos e melhorarmos o desempenho dos executivos, tornando-os gestores em suas áreas, com conhecimento de arrecadação e como trazer novos associados, por exemplo”, explicou o diretor da Findes para Assuntos do Ideies/CAS, Egídio Malanquini.

Dia DE Associar-se foi destaque do ano

O Dia DE Associar-se é o melhor exemplo da atuação da Findes no interior do Estado em 2012. O projeto de incentivo ao associativismo aconteceu pela primeira vez este ano e pode ser considerado um sucesso. Foram cinco edições, realizadas nas regionais da Findes em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Anchieta e Linhares. Ao todo elas receberam mais de 1000 participantes, entre presidentes, diretores e executivos de sindicatos, além de empresários, políticos e representantes do Governo Estadual , Banestes, Agência de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo (Aderes) e Sebrae-ES.

O objetivo principal, de atrair e impulsionar o associativismo, também foi alcançado com louvor. Este ano, 324 empresas se associaram aos sindicatos da federação, uma média de 27 associados por mês. “Além do bom número de participantes, foram visitadas 1250 empresas, antes e depois dos eventos. Isso possibilitou uma atualização do cadastro dessas empresas, que será disponibilizado pelo CAS aos Sindicatos, com objetivo de atrair novos associados”, disse o gerente do CAS e gestor do PDA no Espírito Santo,  Darcy Lannes.

O sucesso do Dia DE Associar-se chamou a atenção das 27 Federações do país, que deverão levar o conceito para seus respectivos Estados. Representantes das Federações dos Estados Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Brasília e Mato Grosso estiveram presentes na edição de Linhares para acompanhar de perto o evento. Em 2013, o ciclo incluirá as regionais de Venda Nova, São Matheus e Nova Venécia, com o encerramento na Grande Vitória.

No dia 07 de dezembro, em Brasília, Darcy Lannes representou o Espírito Santo na Reunião dos Gestores do PDA, que contou com a participação de representantes das 27 federações brasileiras. Na ocasião, o trabalho da Findes para promoção do associativismo foi o mais citado, devido seus projetos inovadores, sendo o “Dia DE Associar-se” a iniciativa mais comentada. A ação foi inserida no “Menu de Projetos” do PDA e já foi realizada com sucesso em Mato Grosso.

Relacionadas

Leia mais

PDA 2012 amplia serviços ao setor industrial
PDA aborda Legislação Trabalhista
PDA: oficina de Gestão Sindical Eficiente começa hoje

Comentários