Cursos do SENAI atendem necessidades da indústria e abrem portas do mercado de trabalho para os estudantes

SENAI já formou 55 milhões de trabalhadores e recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de matrículas nos mais de 3 mil cursos que preparam trabalhadores para 28 áreas industriais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é a principal instituição de formação de profissionais para a indústria. Está em mais de 2.600 municípios com cerca de 900 escolas, além de 300 unidades móveis que levam formação profissional para as diversas regiões do país. 

Desde que foi criado, em 1942, o SENAI formou 55 milhões de trabalhadores e recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de matrículas nos mais de 3 mil cursos que preparam trabalhadores para  28 áreas industriais que vão desde as mais tradicionais, como construção civil e marcenaria, até as mais modernas, como tecnologia da informação e mecatrônica. 

Na série de reportagens de rádio - Educação Profissional - você vai entender como funciona a maior rede de educação profissional do país e porque o SENAI é referência internacional em formação de mão de obra. 

As cinco reportagens trazem informações e depoimentos sobre a prospecção que o SENAI faz para saber das indústrias quais as necessidades de mão de obra, qual o perfil profissional do futuro e como são definidos os novos cursos técnicos, de qualificação e de especialização. A série também apresenta o processo avaliação do ensino profissionalizante e porque alunos que fazem SENAI têm mais chances de conseguir um emprego. 

As reportagens foram apresentadas no programa Boletim Indústria Brasileira nas rádios CBN, BandNews e Itatiaia em novembro de 2012, na semana que antecedeu à Olimpíada do Conhecimento do SENAI, torneio de educação profissional realizado em São Paulo, com a participação de 640 alunos de cursos técnicos de todo o país. 

Ouça as reportagens: 

Série educação Profissional 01 – SENAI faz prospecção de mercado de trabalho para criar novos cursos. Clique aqui para ouvir. 

Série educação Profissional 02 – Comitês técnicos setoriais ajudam na definição das necessidades das indústrias. Clique aqui para ouvir.  

Série educação Profissional 03 – Indústria e SENAI determinam quais serão os perfis profissionais do futuro. Clique aqui para ouvir. 

Série educação Profissional 04 – Avaliação dos cursos do SENAI garante maior inserção no mercado de trabalho. Clique aqui para ouvir. 

Série educação Profissional 05– Olimpíada do Conhecimento é uma avaliação da educação profissional oferecida pelo SENAI. Clique aqui para ouvir.

Relacionadas

Leia mais

Workshop internacional do SENAI aborda a evolução dos processos químicos em escala industrial
SESI e SENAI inauguram nova escola-fábrica no interior de Rondônia na próxima terça (6)
Instituto SENAI do Couro e Meio Ambiente lança livro de 50 anos

Comentários