Olimpíada do Conhecimento terá oficinas de alimentação saudável

Oito nutricionistas vão se revezar na aplicação de sete aulas diárias, no período entre 9h30 e 16h30. Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição no estande dos programas Cozinha Brasil e Alimente-se Bem

Os visitantes do maior torneio de educação profissional das Américas também poderão participar das oficinas de educação alimentar promovidas pelo SESI, por meio dos programas Cozinha Brasil e Alimente-se Bem. As oficinas acontecerão entre os dias 14 e 17 novembro e terão 40 minutos de duração cada. A Olimpíada do Conhecimento do SENAI será realizada no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP) e deverá receber cerca de 250 mil visitantes.

O objetivo é ensinar os participantes a se alimentarem de forma mais saudável e a aproveitarem melhor os alimentos, utilizando talos, cascas, folhas e sementes no preparo das refeições. Oito nutricionistas vão se revezar na aplicação de sete aulas diárias, no período entre 9h30 e 16h30. Para participar, é necessário preencher, durante o evento, a ficha de inscrição nas unidades móveis no estande dos programas Cozinha Brasil e Alimente-se Bem. Cada oficina terá 40 vagas.

Os alunos aprenderão a reduzir o desperdício em casa, a manipular e a conservar corretamente os alimentos, além de se alimentar melhor. Durante os cursos, serão ministradas algumas receitas desenvolvidas pelos programas, como a Salada de Casca de Abóbora, o Bolo de Banana (onde se utiliza a polpa e a casca da fruta) e o Suco da Horta (feito com couve-manteiga, maracujá e limão). Confira o quadro das oficinas:

Oficinas da Olimpíada do Conhecimento – Alimentação saudável
14 a 17 de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi
MANHÃ 9h30 / 10h30 / 11h30
TARDE 13h30 / 14h30 / 15h30 / 16h30

Cozinha Brasil e Alimente-se Bem
O programa Cozinha Brasil é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI, já implantada em todo o país, que leva oferece cursos de educação alimentar aos trabalhadores da indústria e à população em geral. O programa mostra que é possível combinar saúde, economia e sabor nas refeições, por meio da mudança de hábitos. Ele foi criado a partir de uma ação inovadora do SESI de São Paulo, o programa Alimente-se Bem. 

As receitas dos programas buscam respeitar as diversidades regionais e a utilização de alimentos típicos de cada localidade. Além disso, os alunos recebem orientações sobre higiene pessoal, métodos de limpeza e manuseio de utensílios, métodos ideais de congelamento e descongelamento de alimentos, sem a perda de nutrientes.

Relacionadas

Leia mais

Histórias inspiradoras: SESI e SENAI qualificam trabalhadores e estimulam o empreendedorismo na Paraíba
Estudantes do SESI Bahia participam de feira de ciências nos Estados Unidos
SESI desenvolve tecnologia para medir o retorno de investimentos de empresas em saúde

Comentários