Japonesa vence campeonato de jovens confeiteiros

O 15º Campeonato Mundial de Jovens Confeiteiros reuniu jovens que passaram por seleção em seus respectivos países antes de chegar à final

A representante do Japão, Miruna Ueno, venceu o 15º Campeonato Mundial de Jovens Confeiteiros, realizado simultaneamente às competições da 7ª Olimpíada do Conhecimento, no Anhembi, em São Paulo. A japonesa obteve 270 pontos na soma total de quesitos que vão desde a dificuldade de execução e a utilização de técnica inovadora ao método de trabalho, higiene e limpeza.

Nove juízes da União Internacional para Confeiteiros, Chefes de Pastelaria e Gelados (UIPCG), que criou o campeonato em 1982, acompanharam a execução das provas. Nesta edição, a UIPCG contou com a parceria do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santo André (Sipan) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). 

O objetivo foi o de divulgar novas tecnolgias e de atrair jovens para essa profissão,Miruna concorreu com outros 13 jovens inclusive dois do Brasil: Priscilla Teixeira (SENAI-MG) e Colombarti Abner (SENAI-SP). Todos passaram por seleções em seus respectivos países antes de chegar à final. “A maior dificuldade foi correr contra o tempo, mas consegui realizar bem as provas”, avaliou Priscilla.

Com 251 pontos, ficaram empatados a suíça Daniela Schmid e o alemão Martin Hochenleither. Outra representante da Alemanha, Stefanie Bengelmann ficou em terceiro lugar (244 pontos). Eles receberam troféus e prêmios em dinheiro: 1,2 mil euros ao primeiro colocado, 800 euros para cada um dos segundos colocados e 500 euros para o terceiro.

Durante três dias, os 14 confeiteiros, todos com idade até 25 anos, foram uma das principais atrações da cidade olímpica montada no Anhembi. Instalados em aquários de vidro, os competidores correram contra o tempo para executar duas sobremesas, uma das quais gelada, uma torta, bombons e peças ornamentais de açúcar ou chocolate.
 

Relacionadas

Leia mais

Professores  do  SENAI  de 12 estados fazem capacitação na área de Energia Solar Fotovoltaica
Vagas abertas: SENAI tem inscrições para cursos em todas as regiões
Instituto SENAI de Inovação inicia pesquisas para produzir materiais têxteis resistentes a 1000 ºC

Comentários