Guerreiros alagoanos são recebidos com festa em Maceió

Eles participaram da maior competição de educação técnica e profissional das Américas, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que foi realizada em São Paulo, de 14 a 17 últimos, reunindo 650 competidores em 54 ocupações profissionais

Eles foram recebidos como heróis nesta segunda-feira (19), no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. E a homenagem foi merecida. Os “guerreiros alagoanos” trouxeram 13 medalhas (quatro ouros, quatro pratas e cinco bronzes) e sete certificados de excelência da Olimpíada do Conhecimento 2012. A maior competição de educação técnica e profissional das Américas, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foi realizada em São Paulo, de 14 a 17 últimos, reunindo 650 competidores em 54 ocupações profissionais.

O Estado também foi o bicampeão no Inova Senai, categoria Processo Inovador, com o Simulador Didático de Soldagem Industrial. “O resultado atendeu à expectativa e se deve ao trabalho sério que fazemos aqui em Alagoas com total apoio do presidente da Fiea [industrial José Carlos Lyra de Andrade] e da direção-geral do Senai [Marben Loureiro]. Não estamos surpresos [com o resultado], pois corremos sempre atrás do melhor”, disse o diretor de Unidades Operacionais do Senai/AL, Marcelo Carvalho.

Entre os medalhistas, Everton Francisco, que trouxe o ouro na ocupação Mecânica de Refrigeração, estava com grandes expectativas, pois tem chances de representar o Brasil na competição mundial, o Worldskills, que acontece na cidade de Leipzig, Alemanha, em 2013. Para isso, ele participará de treinamentos e terá que atingir o índice mínimo exigido, numa espécie de seletiva. “É uma responsabilidade muito grande porque o Brasil já foi campeão três vezes nesta categoria e agora é a minha vez”, disse.

A jornalista Fabrícia Omena, prata em Tecnologia da Informação, mal conseguia falar. “É uma emoção muito grande, é a primeira vez que participei de uma Olimpíada do Conhecimento e não pensava que conquistaria uma medalha”, afirmou, ao completar que o próximo desafio é trazer para o trabalho, na Casa da Indústria, a experiência adquirida no evento.

Medalhas - A delegação alagoana contou com a participação de 23 alunos do Senai e duas representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os alunos que conquistaram a medalha de ouro são Everton Francisco (Refrigeração); Cresivando Fernandes (Metrologia Dimensional); André Francisco (Instrumentação e Controle de Processo); Rossini Junior (Panificação – pessoa com deficiência).

As pratas foram conquistadas pelos alunos Esterllany Santos (Panificação); Priscila Rodrigues (Confeitaria); Fabrícia Omena (Tecnologia da Informação – pessoa com deficiência) e Emerson Castro (Offset). Trouxeram o bronze para o Estado Mateus Santos (Web design); Anderson Silva (Redes PC); Leonardo Emanoel (Instalação hidráulica); Joseildo Miranda (Costura); Jessica Marques e Alinéia Souza (Técnico em Enfermagem), estas alunas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Multimídia - O Núcleo de Tecnologia Multimídia de Alagoas também foi destaque na Olimpíada do Conhecimento 2012. Num trabalho conjunto com o Departamento de São Paulo, Alagoas desenvolveu e administrou o Sistema Informatizado da Competição que engloba uma série de trabalhos antes, durante e após o evento, como: a administração do Fórum de Discussões, cadastramento dos participantes, emissão de crachás, avaliações, certificados, entre outros.

Relacionadas

Leia mais

Projeto ViraVida forma novos alunos em Maceió
Programa SRI realiza seminário em Maceió
Prefeito eleito de Maceió apresenta projetos na Fiea

Comentários