Fiems sedia reunião do Coema da CNI

No evento que contou com a participação de conselheiros de seis estados, houve a apresentacão do Plano Estadual de Recursos e a realização de mesas-redondas

Conselheiros de seis Estados, além de Mato Grosso do Sul, participaram, nesta quarta-feira (14/11), no 6º andar do Edifício Casa da Indústria, da 7ª Reunião Coema Regional Centro-Norte, realizada pelo Coema (Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente) da CNI. Durante a manhã eles tiveram duas mesas-redondas e a apresentação do Plano Estadual de Recursos Hídricos - avanços na implementação.

Segundo o diretor corporativo da Fiems, Jaime Verruck, que representou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, discutir as questões ambientais é de suma importância para o setor. "É necessário que se façam regras e que elas sejam claras para que as indústrias atuem de forma adequada", declarou.

Participaram da reunião conselheiros de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Roraima, Pará, Maranhão e Brasília. Para o presidente do Coema da Fiems, Isaías Bernardini, a integração com outros Estados é imprescindível. "Compartilhar as experiências tem uma grande importância, e, principalmente estabelecer um intercâmbio das federações da região Centro-Norte para discutir e debater os problemas", disse.

Já o secretário-executivo do Coema da CNI, Shelley de Sousa Carneiro, acrescentou que o desafio da indústria brasileira é competir de maneira saudável e inteligente. "A ideia é desenvolver discussões e compartilhar as experiências com os demais Estados", declarou.

O deputado Estadual Márcio Monteiro, também participou da reunião e destacou a iniciativa como uma ação importante par se obter avanços. "Ações como esta tornam mais prática e eficiente as questões de sustentabilidade e traz um avanço nas discussões, no processo de conscientização. A sustentabilidade tem de ser discutida como um todo, porque todos os Estados compartilham de problemas comuns", disse.

Programação

Pela manhã os participantes tiveram a mesa redonda do Coema Regional Centro-Norte; a aprovação da Ata (ajuda-memória) da 6ª Reunião do Coema Centro-Norte, realizada em 4 de setembro na Fieac; após o grupo teve outra mesa redonda sobre Gestão dos Recursos Hídricos - avaliação ambiental estratégica no licenciamento de PCHs, com Tarcísio Borin Júnior, diretor de sustentabilidade da CPFL Renováveis S.A. ; a apresentação do Plano Estadual de Recursos Hídricos - avanços na implementação, com Angélica Haralampidou, gerente de Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul); após eles debateram os assuntos.

No período da tarde a programação contou com a apresentação do diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, que falou sobre o observatório socioambiental de Bonito. Na sequência o grupo participou de outro debate. 

Relacionadas

Leia mais

CNI divulga nesta segunda-feira (9) os índices de  Medo do Desemprego e de Satisfação com a Vida
Confiança do consumidor cai pelo segundo mês consecutivo, informa CNI
CNI defende abertura comercial, redução de barreiras às exportações e investimentos brasileiros no exterior

Comentários