Competidores do Estado de MS completam projetos-testes da Olimpíada do Senai

Segundo a delegada técnica do SENAI do Estado, os 10 competidores sul-mato-grossenses estavam treinando desde maio. Evento vai até domingo (18/11)

Os alunos das unidades do Senai em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas conseguiram completar os projetos-testes nos dois primeiros dias de competição da Olimpíada do Conhecimento, que prossegue até domingo (18/11) e conta com 10 representantes de Mato Grosso do Sul. Conforme a delegada técnica do Senai do Estado na competição, Maíse Giacomeli, os competidores sul-mato-grossenses solucionaram todos as tarefas propostas pelos avaliadores ontem (14/11) e hoje (15/11).

Ela informa que todos estão confiantes e concentrados para o terceiro dia de competição, que será realizado nesta sexta-feira (16/11). "Os nossos competidores estavam treinando desde maio deste ano e, de lá para cá, os docentes desenvolveram vários projetos-testes e atividades com eles para prepará-los na resolução de situações-problemas que estão sendo apontadas durante a competição", declarou.

A equipe do Senai de Mato Grosso do Sul iniciou ontem a competição nas ocupações de CAD (Desenho Auxiliado por Computador), tornearia, aplicação de revestimento cerâmico, confecção de roupas, robótica móvel, TI - soluções de software, segurança do trabalho, mecânica de usinagem e eletricidade predial. Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, a Olimpíada do Conhecimento tem caráter competitivo de atualização tecnológica e de avaliação do processo de ensino aprendizagem da entidade.

"Para nós, todos os participantes da Olimpíada do Conhecimento já são vencedores porque estão na formação profissional da entidade e essa formação vai fazer diferença na vida deles, tanto como profissionais, quanto como cidadãos", pontuou Jesner Escandolhero. Já o gerente de educação do Senai, Marcos Costa, destaca a importância da competição. "A Olimpíada do Conhecimento do Senai reflete o momento tecnológico das áreas de atuação que a entidade se encontra. É interessante que as indústrias possam ver essa disputa", reforçou.

Equipe

Dos dez competidores que estão representando Mato Grosso do Sul, cinco são da FatecSenai Campo Grande, dois são do CetecSenai Corumbá, um do CetecSenai Dourados e um do CetecSenai Três Lagoas. No caso da FatecSenai Campo Grande, os representantes são Wellyngton Nando Gadonski (CAD), Renan Augusto Teixeira (tornearia), Diego Fernando Lopes Silva (aplicação de revestimento cerâmico), Gabriela Corrêa Sarath (confecção de roupas) e Welci Petry Sutel Júnior e Welvis Chamorro Reis (robótica móvel).

Já do CetecSenai Corumbá os competidores são Alexandre Alvarez Mendes (TI - soluções de software) e Carlos Nivaldo Duarte Júnior (segurança do trabalho), enquanto do CetecSenai Dourados o representante é Michel Tavares da Silva (mecânica de usinagem) e do CetecSenai Três Lagoas o competidor é Murilo Nuud Táparo (eletricidade predial). O competidor Wellyngton Nando Gadonski (CAD) está animado e acredita que a preparação será suficiente para alcançar uma boa colocação na Olimpíada do Conhecimento.

O competidor Alexandre Alvarez Mendes (TI - soluções de software) reforça que se preparou para ganhar. "Vou fazer o meu melhor, pois tenho adversários de alto nível", pontuou. O competidor Carlos Nivaldo Duarte Júnior (segurança do trabalho) também está otimista e espera fazer uma boa participação. Os competidores Welci Petry Sutel Júnior e Welvis Chamorro Reis (robótica móvel) são outros que estão animados apesar de o nível ser muito alto. "Nos preparamos bem e vamos fazer um papel bonito", disse o competidor Welci Petry Sutel Júnior.

Para a estudante Gabriela Corrêa Sarath, a participação na fase nacional da competição gera expectativa. "Estou muito ansiosa, mas acredito que vai dar tudo certo. Pretendo trazer o melhor resultado para o nosso Estado. A expectativa é melhor possível. Vou faze de tudo para subir ao pódio", disse, informando que o nível está bom, mas nada muito acima do normal", acrescentou.

Relacionadas

Leia mais

5 serviços oferecidos pelo SENAI a empresas
Hora de estudar! SENAI abre milhares de vagas para cursos em todo o Brasil
Parceria do SENAI desenvolve prótese para jovem que perdeu parte do braço

Comentários