"Camisinha" para água mineral é um dos inventos de SC no Inova SENAI

Película plástica que protege internamente os garrafões de 20 litros (retornáveis) de água mineral impede que o líquido entre em contato com o vasilhame

O WaterBag, uma película plástica que protege internamente os garrafões de 20 litros (retornáveis) de água mineral estão entre os cinco projetos catarinenses que concorrem no Inova SENAI, evento paralelo à Olimpíada do Conhecimento, cujas visitas estarão abertas ao público a partir de quarta-feira, dia 14 até sábado (17), no Anhembi, em São Paulo. A película funciona como uma espécie de camisinha e impede que o líquido entre em contato com o vasilhame. Os profissionais do SENAI em Florianópolis desenvolveram o sistema de automação industrial para a inserção da película.



O SENAI de Santa Catarina também vai apresentar no evento o iogurte de beterraba com limão, criado por estudantes de Chapecó. Apesar dos ingredientes, o produto ficou muito saboroso e saudável, pois a vitamina C do limão auxilia na absorção do ferro existente na beterraba.



O queijo tipo petit suisse fabricado a partir de proteínas do soro de leite, também de alunos de Chapecó torna o produto muito mais econômico, sem prejuízo do sabor e dos nutrientes.



A máquina classificadora de frutas pode ser acoplada ao trator e aumenta a renda dos fruticultores, pois permite que o produto saia classificado já do pomar, evitando retrabalho e perdas no manuseio. Foi criada em Luzerna.



Os profissionais do SENAI em Florianópolis levam ainda o espectrofotômetro portátil para análises químicas e biológicas. Os espectrofotômetro são caros e enormes, impedindo o transporte. A versão portátil pode ser levada, por exemplo, à margem do rio, onde a amostra é coletada e pode ser analisada instantaneamente.

Relacionadas

Leia mais

Estudo sobre inovação encomendado pelo SENAI é tema  de caderno especial do Estadão
Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica recebe credenciamento da Embrapii

Comentários