Brasil vence o WorldSkills Americas com 26 medalhas de ouro

Os 34 competidores brasileiros deixaram para trás atletas de 19 países. Foram ainda quatro medalhas de prata e duas de bronze para os estudantes do SENAI

O Brasil conquistou o primeiro lugar na World Skills Americas 2012, competição de ensino técnico e profissional que foi realizada paralelamente à 7ª Olimpíada do Conhecimento, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no Anhembi, em São Paulo. Os 34 competidores brasileiros conquistaram 26 medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.  O torneio reuniu 216 competidores de 20 países, que disputaram 34 ocupações.

O segundo colocado na competição foi a Colômbia, que trouxe 20 alunos para São Paulo. Eles conquistaram cinco ouros, 12 pratas e dois bronzes, além de uma medalha por excelência. O Canadá, com 12 competidores, ficou em terceiro lugar, com cinco ouros, duas pratas e dois bronzes. Os Estados Unidos foram o quarto colocado. A equipe de 10 competidores faturou três ouros, duas pratas e dois bronzes. Os resultados foram anunciados hoje, durante a cerimônia de encerramento da Olimpíada do Conhecimento, no Ginásio Poliesportivo José Correia, em Barueri, na Grande São Paulo.

Victor Cunha, de 19 anos, do Pará, foi ouro em eletrônica, com 558 pontos, à frente de outros seis países. A conquista vai dar força à bandeira que ele pretende levantar: de tornar o Pará referência na formação de eletrônicos industriais. “Quero apoiar esse movimento e fazer com que o SENAI invista mais nessa área no estado”, diz o medalhista, que faz faculdade de Engenharia de Controle e Automação e estagia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Para chegar ao WorldSkills Americas Victor foi segundo colocado na Olimpíada do Conhecimento de 2010, no Rio de Janeiro.

Outro que pretende fortalecer a ocupação em que se formou é Hector Luz, ouro na ocupação de fresagem a CNC no WorldSkills America. “Esse ouro é a realização de um sonho e, com ele, pretendo treinar alunos do SENAI e fazer novos campeões na modalidade”, declara.

Relacionadas

Leia mais

Senadores elogiam conquista de 2º lugar do Brasil na WorldSkills
13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017
SENAI do Rio Grande do Sul conquista dois ouros e uma prata na WorldSkills 2017

Comentários