Saúde e solidariedade marcam caminhada do Sistema FIEC

Percurso foi de quatro km, e além dos benefícios à saúde dos participantes, também foram arrecadados 5 mil quilos de alimentos a ser doados aos atingidos pela seca no estado

Mais de mil colaboradores e convidados do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (SFIEC) participaram na manhã do último sábado, 29/9, de uma caminhada que deu início ao Programa Qualidade de Vida do Sistema FIEC. Com um percurso de quatro quilômetros, o evento foi realizado no Parque do Cocó e, além dos benefícios proporcionados à saúde dos participantes, conseguiu arrecadar aproximadamente 5 mil quilos de alimentos que serão doados aos atingidos pela seca no estado. Os mantimentos foram arrecadados por meios das inscrições e doação de 18 sindicatos industriais ligados à FIEC.

Segundo a gerente de Recursos Humanos do Sistema FIEC, Nádia Valesca Paiva Braga, a caminhada, que contou com aulão de ritmos, massoterapia, verificação de pressão arterial, exame de glicemia e sorteio de brindes, é uma das ações de um variado programa interno para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Segundo ela, após um diagnóstico que avaliou a saúde física e psíquica dos trabalhadores do Sistema, decidiu-se por uma série de atividades visando conscientizar para a mudança de estilo de vida. “Nossa meta é sensibilizar os colaboradores a adotarem uma vida saudável física e mentalmente, como também promover a integração fora do ambiente de trabalho.”

Nádia Valesca diz que outras ações do Programa Qualidade de Vida do Sistema FIEC já estão sendo desenvolvidas, como a disponibilização de uma unidade móvel odontológica, o fortalecimento das ações de ginástica na empresa e atividades culturais e de educação. Em paralelo a essas atividades, a área de Lazer do SESI também está atuando com o Circuito Bem-Estar, abordando as temáticas de atividades físicas, gerenciamento de estresse, relacionamentos e alimentação saudável. Outra iniciativa do programa é a contratação do Centro de Desenvolvimento Psicoeducativo, com o objetivo de melhorar a saúde psicoemocional do trabalhador e a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. “Todos os trabalhadores do Sistema FIEC, na capital e interior, serão contemplados com essas ações”, afirma a gerente.

Menos 15 quilos

Após os quatro quilômetros de percurso, que começou com alongamentos e orientações nutricionais oferecidos por profissionais da Federação Cearense de Atletismo (FCA) e das unidades de Assessoria Técnica de Lazer do SESI, e terminou com massagens e distribuição de um lanche composto de frutas e cereais, os caminhantes participaram de um sorteio com dezenas de brindes, dentre eles dez bicicletas. Não por acaso escolhida para incentivar os colaboradores a tomarem atitudes saudáveis, a bicicleta foi destaque no testemunho do colaborador do Polo de Arrecadação da Casa da Indústria, Alexandre Magno Vieira, que, em sete meses, conseguiu perder 15 quilos depois que passou a ir pedalando para o trabalho. “Percorro dez quilômetros, ida e volta, todos os dias, até a FIEC. E, nos finais de semana, faço longos percursos, de até 30 quilômetros por vez.”

A atitude de Alexandre, que pesa 117 quilos e tem como meta chegar aos 80, já contagiou outros colegas. Ao menos cinco já o acompanham nos fins de semana. “Queremos montar um grupo cada vez maior de colegas. Com exercícios físicos, a rotina diária de trabalho se torna menos estressante”, garante.

Na opinião do diretor financeiro adjunto da FIEC, Edgar Gadelha Pereira, também praticante da caminhada diária, essa ação do Sistema FIEC mostra que a instituição, atualmente com quase dois mil funcionários, está preocupada com a saúde de seus colaboradores e atenta aos benefícios de uma vida saudável. Diz ele: “Uma pessoa que se preocupa com a saúde, alimenta-se corretamente e faz exercícios físicos com regularidade. E isso tem reflexos positivos na sua vida dentro e fora da empresa”.

Em nome do presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, o diretor administrativo adjunto, José Ricardo Montenegro Cavalcante, destacou a importância do evento como marco inicial do Programa Qualidade de Vida, “cujo objetivo principal é fortalecer e ampliar as ações que contribuem para a promoção do bem-estar de todos”. Cavalcante ressaltou a participação das áreas internas envolvidas no sucesso da ação, e destacou o apoio dos parceiros. “Estamos, ainda, aproveitando este momento para dar um pouco do que temos, por meio da doação de alimento e água para as vítimas da seca. Estamos juntos em prol de uma causa nobre, que é ajudar o próximo”, acrescentou Ricardo Cavalcante.

Segundo o diretor, o evento não se encerrava naquele momento, e que seu sucesso dependia dos esforços pessoais em busca de hábitos e comportamentos saudáveis: “No mundo em que vivemos, o sedentarismo, o estresse e as pressões psicológicas, tanto na família como no trabalho, estão exigindo de nós um modelo mental diferente. Precisamos reaprender a viver, já que o cenário mudou”.

Relacionadas

Leia mais

Encontro incentiva aproximação entre sindicatos e Sistema FIEC
FIEC promove Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Alimentação
FIEC e Sinditêxtil realizam oficina de negociação coletiva

Comentários