Fiems destaca potenciais e gargalos do setor sucroenergético no Canasul

O Setor Sucroenergético em MS e sua Importância no Cenário Nacional

Durante o 6º Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) e a 2ª Feira Agrometal (Feira do Agronegócio e do Setor Metalmecânico de Mato Grosso do Sul) realizados no Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho, de Dourados (MS), o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, apresentou um painel de discussões denominado “O Setor Sucroenergético em MS e sua Importância no Cenário Nacional”. Na oportunidade, ele destacou os gargalos que a indústria sucroenergética enfrenta, seja qual for seu setor de atuação.

“A qualificação profissional está diretamente relacionada ao índice de produtividade da indústria, ou seja, quanto mais trabalhadores qualificados tivermos, maior será a produtividade da indústria e, consequentemente, os salários também serão melhores visto que o setor sucroenergético possui uma das melhores remunerações da indústria brasileira”, assegurou Jaime Verruck. O diretor-corporativo da Fiems reforçou ainda que os incentivos fiscais para o setor é algo que está sendo resolvido, mas que interfere diretamente no desenvolvimento da atividade.

Ele aponta também que a falta de logística de transporte como responsável pelos altos custos da produção, pois interfere nos valores dos insumos. “É importante salientarmos que o Projeto de Logística Centro-Oeste Competitivo, que trará um planejamento estratégico de infraestrutura de transporte e logística de cargas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, será iniciado no próximo mês de novembro pela Macrologística Consultoria, contratada pela Fiems e Famasul”, lembrou.

Jaime Verruck ainda informou sobre os dois novos projetos que o Sistema Fiems irá lançar com a finalidade de atender melhor as indústrias do Estado. “A partir do ano que vem todos poderão contar com dois projetos novos: o Observatório Socioambiental do Sesi em Bonito e o Instituto Senai de Inovação de Biomassa em Três Lagoas”, destacou.

Público

Para o produtor rural Paulo Diniz Junqueira Filho, a discussão é de extrema importância para produtores e estudantes da região. “Discutir as nossas dificuldades e destacar nossos potencias durante um evento desse porte nos deixa muito animado, pois indica que todos estão envolvidos em prol da cadeia sucroalcooleira”, garantiu.

Ele ressalta que o setor ainda está engatinhando em alguns processos que dizem respeito a inovação e desenvolvimento tecnológico. “Boa parte dos nossos processos são mecanizados, mas ainda precisamos de mais inovações, principalmente, na área de plantio e cultivo. Para isso ainda precisamos solucionar as problemáticas fiscais para que a tecnologia esteja mais acessível”, disse.

Sesi e Senai

O Sistema Fiems também participa do 6º Canasul e da 2ª Feira Agrometal com estandes do Sesi e Senai para divulgação dos serviços técnicos e tecnológicos e exposição das unidades móveis oftalmológica e do Sesi Alimenta, bem como da unidade móvel de mecânica de máquinas agrícolas do Senai. O gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Schaedler, explica que no espaço foram ofertados os cursos e treinamento voltadas para o setor sulcroenergético, como é o caso do curso de operador de processos e manutenção industrial, automação, instrumentação, caldeiraria, entre outros.

Também foram divulgados os cursos nas áreas de mecânica, agrícola, automotiva, eletricidade, eletropneumática, hidráulica, segurança do trabalho e operador de máquina agrícola. “Além disso, estamos preenchendo fichas de captação de interessados pelos cursos técnicos do Senai. Também estamos disseminando informações sobre a área tecnológica da cana de açúcar e participando das rodadas de negócios, oferecendo nossos serviços e negociando os mesmos”, salientou Gilberto Schaedler.

Relacionadas

Leia mais

Qualificação e inovação para a competitividade
SENAI e TJ assinam acordo para qualificação de adolescentes em conflito com a lei
Cursos técnicos ou de qualificação? SENAI tem milhares de vagas abertas em todas as regiões do país

Comentários