Empresa participante do Procompi ganha Prêmio Qualidade Amazonas

A fabricante de chocolates Oiram Sabores inovou ao criar uma embalagem mais resistente para balas, o que permitiu redução nas perdas de produtos e aumento nas vendas

A indústria Oiram Sabores, fabricante de chocolates nobres com sabores típicos da Amazônia, foi uma das vencedoras do Prêmio Qualidade Amazonas 2012, realizada pela Federação das Indústrias do Estado (FIEAM). A empresa conquistou o segundo lugar na modalidade Processo, na categoria Micro e Pequena Indústria. A premiação ocorrerá nesta sexta-feira, 19 de outubro, em cerimônia na sede da FIEAM, em Manaus. 

De acordo com a gerente comercial da empresa, Adélia Menezes, o reconhecimento é fruto de um trabalho de melhora de gestão, processos, serviços e produtos iniciado em 2008 com o Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi). Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Procompi tem o objetivo de elevar a competitividade de micros e pequenas indústrias por meio da melhoria da gestão e inovação de produtos e serviços. 

No Amazonas, o programa é coordenado pela FIEAM. “O Procompi representa para nós um salto significativo de qualidade em gestão empresarial”, avalia Adélia. Atualmente, a Oiram participa de um novo convênio do Procompi que implementará sistemas de gestão da qualidade em indústrias do setor de alimentos. 

Um dos resultados obtidos com a melhoria da gestão da qualidade na Oiram é a confecção de uma embalagem feita com sobras de PVC que comporta 30 balas, bem mais resistente que o material plástico usado anteriormente. “Antes, com a embalagem mais frágil, as vendas da empresa era prejudicada porque havia muita perda de balas”, conta Adélia. 

O diretor administrativo da Oiram, Mário Fogaça, diz que todos os funcionários da empresa estão envolvidos na transformação de cultura e procedimentos sugeridos pelo Procompi. “Neste ano queremos nos preparar para a certificação ISO 9000 (de gestão da qualidade) e para isso nos inscrevemos em mais uma edição do Procompi”, declara. 

Finalista - A Panificadora Nego Bom, outra empresa participante do Procompi, também se destacou no Prêmio Qualidade Amazonas: foi finalista e recebeu menção honrosa. O reconhecimento veio após apresentação da empresa que mostrou como conseguiu aumentar seu faturamento em quase 25% com a venda de cerca de 80 mil produtos por mês, por meio da parceria de direção e funcionários. 

“Desde 2008 estamos envolvidos com o Procompi, de lá pra cá tivemos uma nova visão de mercado e realizamos diversas mudanças para adequar a panificadora aos padrões de qualidade, aceitação e satisfação dos clientes”, diz Rodrigo Souza, sócio da Nego Bom. 

Uma das primeiras medidas em busca de maior participação no segmento da panificação foi a modificação do nome da empresa, passando de RN Panificadora para Nego Bom Padaria e Confeitaria. A empresa também comprou novas máquinas, reformou a área de produção, treinou funcionários, aumentou a variedade de produtos e melhorou o atendimento ao cliente. 

“As capacitações e consultorias promovidas pelo Procompi nos proporcionaram mudança de postura de trabalho e permitiram que evoluíssemos de empresa meramente familiar para uma empresa familiar com moldes bem estruturados e de alto padrão em qualidade de produtos e serviços”, declara Souza.

Relacionadas

Leia mais

FIEMS e Sebrae lançam, em Três Lagoas (MS), o Programa Apoio Produtivo – Associativismo Atuante
CNI e Sebrae anunciam empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017
SENAI, Sebrae e SESI reúnem empresas para discutir empreendedorismo industrial nesta terça-feira (4)

Comentários