Fiems, MPF, MPE e ASMMP levam campanha contra venda do voto aos bairros da Capital

Serão realizadas 10 palestras pelos Promotores Eleitorais nos próximos dias 24 e 25 nos bairros polos atendidos pelo Programa Ação Fiems Campo Grande

Como parte da estratégia de lançamento da campanha “Voto Não Tem Preço, Tem Consequência”, desenvolvida em conjunto pela Fiems, MPF (Ministério Público Federal), MPE (Ministério Público Estadual) e ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público), serão realizadas 10 palestras pelos Promotores Eleitorais nos próximos dias 24 e 25 nos bairros polos atendidos pelo Programa Ação Fiems Campo Grande.

A definição foi nesta quarta-feira (19/09), durante reunião no Edifício Casa da Indústria, quando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, apresentou a programação das palestras aos promotores de Justiça Rogério Calabria de Araújo, Helen Neves Dutra da Silva, Vera Aparecida Vieira, Érica Rocha Espíndola, Fernando Esgaib, além da procuradora-regional Eleitoral do MPF, Danilce Vanessa Arte Ortiz Camy, e ao vice-presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Joenildo de Souza Chaves.

Eleição Justa

Na avaliação de Longen, levar esta campanha até os moradores dos bairros é uma ação capaz de gerar um cenário favorável ao debate. “É um exercício de cidadania, de troca de informações e conscientização. Colocar a estrutura do nosso Programa à disposição dos Promotores é a nossa contribuição para uma eleição mais correta e justa”, ponderou.

Já a procuradora-regional Vanessa Camy considera que esta ação é a convergência de valores e vontades de conscientizar o eleitor sobre as consequências da venda do voto. “A integração de todas as entidades em prol de eleições mais limpas têm resultado em uma atuação mais eficiente”, ressaltou. As palestras vão ser simultaneamente nos bairros Nhá-Nhá, Jardim Aeroporto, Moreninha II, Jardim Aero Rancho, Novos Estados, Dom Antônio Barbosa, Coophavila II, Santa Emília, Nova Lima e Noroeste, sempre a partir das 19 horas, nas respectivas sedes das Associações de Moradores.

Consciência

Para o coordenador da Procuradoria Eleitoral do MPE, Edgar Roberto Lemos de Miranda, a parceria com a Fiems está permitindo um acesso maior às pessoas nos bairros. “Juntos, vamos levar mais conhecimento para estas comunidades e, fundamental, reafirmar a importância do voto consciente”, argumentou.

O vice-presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Joenildo de Souza Chaves, afirmou que o grande desafio das eleições é a dificuldade em comprovar e punir os responsáveis. “A Lei da Ficha Limpa é um divisor que irá nos permitir extinguir alguns problemas nas próximas eleições, de modo que os candidatos terão mais cuidado ao se lançar, porque qualquer deslize pode marcar sua vida política”, disse.

O lançamento oficial da campanha “Voto Não Tem Preço, Tem Consequência” vai ser na próxima segunda-feira (24/09), no auditório do MPF, às 10 horas. Logo em seguida será feita a distribuição de folders e adesivagem de veículos em frente ao prédio do Ministério Público. À tarde, os promotores irão percorrer os Terminais de Ônibus da Capital e, à noite, a partir das 19 horas, serão realizadas as palestras nos bairros de Campo Grande, ação que vai se repetir na terça-feira, dia 25.

Relacionadas

Leia mais

Fiems inicia ações para capacitar indústria moveleira para exportação
CIN da Fiems passa a emitir Certificado de Origem Digital em Ponta Porã
Na Ponta da Língua é assistido por 6,4 mil estudantes em Campo Grande

Comentários