FIEAC realiza curso "Como Defender Tarifas de Energia Elétrica mais Competitivas"

O objetivo da capacitação é disseminar informações sobre a composição da conta de energia elétrica das empresas industriais e o impacto de seu custo acerca da competitividade da indústria

FIEAC - Pensando nas indústrias e empresários associados aos sindicatos ligados à Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), será realizado, no dia 10 de outubro, o curso “Como Defender Tarifas de Energia Elétrica mais Competitivas para a Indústria”, uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). O objetivo da capacitação é disseminar informações sobre a composição da conta de energia elétrica das empresas industriais e o impacto de seu custo acerca da competitividade da indústria, oferecendo suporte técnico e estimulando a atuação da indústria local para influenciar os processos de reajustes e de revisão das tarifas de energia elétrica.

Recentemente a presidente Dilma Rousseff anunciou a redução no preço da energia elétrica em até 28% a partir de 2013, a decisão do governo foi vista como uma medida histórica. De acordo com Dilma, o atual modelo brasileiro eliminou o risco de racionamento, criou condições para o aumento nos investimentos e ampliou as redes de transmissão e distribuição além da renovação de contratos de concessão que venceriam entre 2015 e 2017.

“O governo está oferecendo às empresas de energia elétrica a oportunidade de renová-los, mas com uma condição: que aquilo que já foi pago seja retirado da conta de luz. Porque os investimentos feitos lá atrás por essas empresas para construir as hidrelétricas e ampliar as linhas de transmissão e distribuição foram pagos pelos consumidores nas suas contas de luz”, explicou.

Mesmo com esta redução, o Brasil paga uma tarifa de energia muito cara. Se para o consumidor residencial esta tarifa pesa no bolso comprometendo grande parte de seu orçamento, o impacto que as contas de energia causam nas indústrias chegando a comprometer sua competitividade é ainda maior.

SOBRE O CURSO – A se realizar no dia 10 de outubro, das 17h às 21h horas na FIEAC, o curso é gratuito e tem como público-alvo os empresários de indústrias associadas e não-associadas aos sindicatos ligados à instituição. A capacitação tem duração de quatro horas com apresentações e debates. Sendo seus objetivos específicos discutir o impacto das tarifas de energia elétrica sobre a competitividade de indústria; apresentar os elementos que compõem a conta de energia de uma empresa industrial; orientar sobre como analisar a conta de energia de uma empresa industrial, a fim de identificar a melhor modalidade de contratação e assim otimizar custos; informar sobre como ocorrem os processos de reajustes e de revisão das tarifas e divulgar consultoria técnica oferecida às Federações pela CNI, por meio de seu Conselho Temático de Infraestrutura.

A capacitação será ministrada pelo engenheiro eletricista Fábio Sales Dias. Consultor credenciado pela CNI, Sales Dias é graduado pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É sócio - gerente da VARIO Engenharia, Consultoria e Projetos, além de já ter ocupado cargos como Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica (APMPE) e Diretor da Energética – Tech Consultoria.

Fonte: FIEAC

Relacionadas

Leia mais

CNI defende redução de 10% a 15% na tarifa de energia elétrica
Redução do custo da energia elétrica beneficia a competitividade industrial, afirma FIERGS
Sistema FIEAC mantém selo de qualidade ISO 9001

Comentários