Programa Minas Sustentável

Programa busca estimular modelos produtivos mais responsáveis e promover o desenvolvimento sustentável da indústria mineira

A cada dia se torna mais importante entender à sustentabilidade não como um entrave, mas como uma boa oportunidade de estabelecer marcas bem avaliadas pelos consumidores e, consequentemente, mais competitivas. De uma forma geral, o pensamento sustentável ainda é pouco valorizado por diversos setores da economia, o que torna o pioneirismo um grande diferencial competitivo.

Desta forma, uma nova visão de gestão empresarial se consolida, na qual as questões socioambientais, enquanto fatores sistêmicos são determinantes de competitividade. Para tal, há uma verdadeira mobilização tecnológica dos métodos de gestão e produção, racionalizadores de tempo, espaço e materiais, no qual se firmam o conceito de produtividade dos recursos e a atenção às demandas das comunidades locais, associadas a uma valoração crescente dos seus recursos naturais e culturais, base da concepção dos parâmetros de responsabilidade social.

É nesse cenário que o Sistema Federação das Indústrias de Minas Gerais - FIEMG, por meio do SESI - Serviço Social da Indústria, e do CIEMG - Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais organizou o Programa Minas Sustentável, que busca estimular modelos produtivos mais responsáveis e promover o desenvolvimento sustentável da indústria mineira. Tudo de uma forma responsável e com uma nova filosofia de gestão, que alia processos produtivos baseados na otimização de resultados econômicos, ambientais e sociais.

Lançado em 2010, na cidade de Contagem, a iniciativa se expandiu e em 2011, começou a atender as indústrias de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.  Em março deste ano a região do Vale do Aço passou a receber também os benefícios do programa.

O programa disponibiliza para cada uma das indústrias participantes um diagnóstico individual que avalia os impactos e mensura os custos de melhoria em cinco pilares principais: conservação de energia, racionalização no uso de água, redução e reciclagem de resíduos, responsabilidade social e emissões atmosféricas.

A novidade desta nova etapa do Minas Sustentável fica por conta da plataforma digital. É a primeira vez que os empresários poderão ter acesso, de forma gratuita e através da internet, a diagnósticos completos de suas práticas nas áreas ambiental e social. “O software em versão web irá possibilitar maior acesso não apenas pelas indústrias de Ipatinga, como, também, pelas empresas de toda a região. É um passo importante para expandirmos o projeto para o restante do estado”, afirmou o coordenador do Programa, Flávio Mayrink.

Relacionadas

Leia mais

Prêmio reconhece melhores práticas de sustentabilidade em setor mineral
Propostas da indústria para elevar a competitividade do país são destaque do Relatório de Sustentabilidade da CNI
CNI lança Relatório de Sustentabilidade com principais ações e resultados de 2013

Comentários