Indústria apoia ações de sustentabilidade ambiental

Setor produtivo defende Agenda Ambiental da Indústria Paraense, uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), por meio do Conselho Temático de Meio Ambiente

Como garantir o desenvolvimento das diversas atividades industriais sem provocar danos ao meio ambiente? Essa é a principal questão que o setor produtivo defende em sua Agenda Ambiental da Indústria Paraense, uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), por meio do Conselho Temático de Meio Ambiente.

A Agenda Ambiental da Indústria Paraense sintetiza o conjunto de prioridades, propostas e ações que serão desenvolvidas nos próximos anos pelo setor empresarial diante de temas como gerenciamento de recursos hídricos, biodiversidade e floresta; reserva legal e áreas de preservação permanente; produção florestal; matriz energética e mudanças climáticas. Além de apresentar uma Estratégia de Ação pré-estabelecida determinando de que forma cada proposta será encaminhada.

De acordo com o mais recente anuário Análise Gestão Ambiental, 90% das empresas pesquisadas oferecem treinamento sobre os riscos e gestão ambiental a seus funcionários e terceirizados, além do que 68% revelaram publicar informações sobre sua administração na área de meio ambiente.

A Agenda Ambiental da Indústria Paraense representa um aprofundamento dos temas discutidos nacionalmente pela CNI, através do seu Conselho de Meio Ambiente, fazendo parte de um planejamento estratégico da indústria quanto ao posicionamento e condução do debate ambiental em todo o País, respeitando as singularidades de cada região.

O documento foi elaborado com ampla participação das empresas e sindicatos filiados ao Sistema Fiepa, a partir das demandas e sugestões apresentadas por cada segmento econômico, que, após revisadas tecnicamente, foram agrupadas de acordo com os temas ambientais mais recorrentes. A Agenda não esgota todos os assuntos de interesse ambiental da indústria, mas procura selecionar os mais comuns e mais debatidos atualmente, dentro do raio de ação desta Federação.

No âmbito da FIEPA, sua implementação se dá através do CTMA, que tem a árdua tarefa de coordenar os debates entre as diversas câmaras técnicas que o compõe, interagindo com empresas, entidades de classe, órgãos públicos, instituições de pesquisas e organizações não-governamentais.

A Agenda Ambiental da Indústria Paraense segue a metodologia temática adotada pela CNI e está dividida da seguinte forma:

        I. Agenda Biodiversidade e Florestas;

        II. Agenda Qualidade Ambiental

        III. Agenda Recursos Hídricos

        IV. Agenda Transversal

Em cada agenda são apresentados os temas mais importantes para a atividade industrial, contendo um breve resumo do contexto atual, seguido das propostas e compromissos da indústria em cada área.

A quinta parte da Agenda apresenta uma Estratégia de Ação determinando de que forma deve cada proposta ser encaminhada.

Relacionadas

Leia mais

Política industrial deve ter visão de sustentabilidade e não de dependência, diz diretor-geral da OMC
Licenciamento ambiental e energia foram debatidos em reunião do Conselho de Meio Ambiente da CNI
As regras de licenciamento ambiental precisam ser claras e objetivas, diz Mônica Messemberg

Comentários