Economia vai se recuperar no segundo semestre

As políticas que o governo tem adotado, como a redução dos juros e as desonerações tributárias e da folha de pagamento, fazem parte de um plano para que a indústria brasileira se recupere

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, disse nesta sexta-feira, 31 de agosto, que a economia brasileira vai se recuperar no segundo semestre. “Os números do primeiro trimestre foram desanimadores. Mas isso é passado”, afirmou Andrade. “Enfrentamos muitas dificuldades. Mas as políticas que o governo tem adotado, como a redução dos juros e as desonerações tributárias e da folha de pagamento, fazem parte de um plano para que a indústria brasileira se recupere”, destacou ele, ao comentar os números do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o presidente da CNI, os efeitos das medidas adotadas pelo governo serão sentidos nos próximos meses. “A nossa expectativa é que a indústria cresça entre 1,5% e 1,7% em 2012”, estimou Andrade, na saída de uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.  A CNI revisará as projeções para o crescimento do PIB e da atividade industrial. As novas estimativas serão divulgadas em meados de setembro.

Conforme dados do IBGE, o PIB do país cresceu 0,4% no segundo trimestre frente ao período imediatamente anterior. Com isso, o crescimento da economia acumulado nos últimos quatro trimestres foi de apenas 1,2%.  O PIB industrial recuou 2,5% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, puxado pela retração da indústria de transformação. Nos últimos quatro trimestres, o PIB industrial acumula uma queda de 0,4%.

Relacionadas

Leia mais

Economia Criativa será o tema do 5º Congresso Internacional de Inovação
Industriais gaúchos observam melhora nas condições atuais da economia
Educação profissional tem de ser ampliada para a economia crescer, propõe fórum

Comentários