Acordo para o maior Senai de Minas Gerais

Espaço terá o nome de Centro de Formação Profissional Rinaldo Campos Soares e abrigará cursos de aprendizagem industrial e técnicos. O convênio foi selado durante a abertura da 24° Expousipa, em Ipatinga

Ipatinga vai sediar a maior unidade do Senai em Minas Gerais. O Sistema Fiemg e a Usiminas assinaram um acordo para a construção das novas instalações, na área do Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP), que pertence à siderúrgica. O espaço terá o nome de Centro de Formação Profissional Rinaldo Campos Soares e abrigará cursos de aprendizagem industrial e técnicos. O convênio foi selado durante a abertura da 24° Expousipa, em Ipatinga.

“Vamos ampliar ainda mais o trabalho em Ipatinga e no Vale do Aço. Instalaremos o terceiro maior Senai do Brasil, mas queremos que ele seja o primeiro em qualidade”, ressaltou o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Jr. A sede da Regional da Federação também passará a funcionar no local. O espaço do CDP, cedido em comodato pela Usiminas, por dez anos, é composto por três blocos que somam 10,9 mil m², em uma área total de 54,7 mil m², incluindo um auditório para 500 pessoas. Haverá capacidade para atender 3 mil alunos por dia, 1,6 mil a mais do que a atual sede do Senai-MG na cidade, localizada no bairro Veneza.

O presidente da Usiminas, Julián Eguren, destacou a relevância da parceria. “A Usiminas abre o espaço para toda a comunidade do Vale do Aço”, afirmou. Para ele, o anúncio do acordo com o Sistema Fiemg durante um evento do porte da Expousipa mostra a força e o potencial das empresas da região. “É interessante ver como a economia brasileira movimenta o interior. Em um cenário desafiador, reunimos mais de 200 empresas para a feira. A ideia é pensar mais em cadeia produtiva e menos individualmente”, enfatizou.

Centro de Formação Profissional Rinaldo Campos Soares

O processo de transferência da unidade ocorrerá gradativamente a partir desse mês, de acordo com a disponibilidade das turmas. “Na nova unidade, o Senai, além de oferecer mais conforto para os alunos, ampliará consideravelmente não só o número de alunos, como os de cursos que atenderão a indústria de maneira mais completa”, afirma o diretor-regional do Senai-MG, Lúcio Sampaio.

O espaço abrigará 15 cursos de aprendizagem industrial (Ajustagem Mecânica; Alvenaria e Acabamento; Confecção do Vestuário; Corte e Costura; Desenho Mecânico; Instalação Elétrica Industrial; Instalação Elétrica Predial; Instalação e Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais; Panificação; Processos Administrativos; Processos de Soldagem; Processos Siderúrgicos; Manutenção Mecânica Industrial; Manutenção Elétrica Industrial; Usinagem Mecânica), quatro técnicos (Administração – Gestão de Negócios; Eletrotécnica; Mecânica; Segurança do Trabalho). Para 2013, a previsão é abertura de vagas para os cursos de Eletromecânica e Eletroeletrônica, ambos de aprendizagem industrial, e os técnicos de Automação Industrial, Edificações, Vestuário, Tecnologia da Informação, Metalurgia e Eletromecânica

Relacionadas

Leia mais

Programa de Orientação e Desenvolvimento Profissional
FIEMG busca investimentos japoneses para recuperação do Rio Doce
Senai oferece 344 vagas em 7 cursos gratuitos de aprendizagem industrial

Comentários