SESI e Presidência da República se unem no combate à violência infanto-juvenil

Sesi e Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República assinaram na tarde desta quarta-feira acordo de cooperação técnica para ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Brasília - O Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República assinaram na tarde desta quarta-feira, 25 de julho, um acordo de cooperação técnica para a promoção de ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes do projeto ViraVida.

O documento foi assinado pela ministra da pasta, Eleonora Menicucci, e pelo presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, durante a abertura do 3º Seminário Nacional Protagonismo e Juventude. O evento, que está sendo realizado no auditório da sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília, será realizado até a sexta-feira, 27 de julho.

E o sucesso ao longo dos quatro anos do projeto ViraVida é tamanho que as duas partes já cogitam transformá-lo numa política nacional.“É uma possibilidade concreta de transformar este programa numa política pública de Estado para erradicarmos definitivamente está falha que carregamos com relação as nossas crianças que ainda são exploradas no Brasil. Vamos trabalhar juntos no projeto, trabalharemos juntos na Copa das Confederações, na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Vamos trabalhar juntos para proteger as nossas crianças”, declarou o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.

Questionada sobre a possibilidade de transformar o projeto ViraVida numa política nacional a ministra, Eleonora Menicucci foi enfática. “Absolutamente possível. Eu quero dar ênfase nisso, porque são vários ministérios que entram para colaborar. O que eu dirijo de Políticas para as Mulheres, o de Promoção de Igualdade Racial, o de Direitos Humanos, a Secretaria Geral da Presidência onde fica a Secretaria Nacional da Juventude, o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho e o Ministério do Desenvolvimento Social que agrega todas as ações do programa, Brasil Sem Miséria. Enquanto não se transforma numa política nacional, várias ações nacionais de diferentes ministérios incluirão ações do ViraVida”, afirmou a ministra.

As ações em conjunto entre as duas entidades devem ter como ponto focal a promoção da mudança cultural na sociedade, com a formação de novos valores e atitudes em relação à igualdade de gênero, autonomia das mulheres, ao combate ao sexismo, ao racismo e à homofobia, prevenção e combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Também prevê o auxílio na capacitação de profissionais de educação e técnicos na rede SESI de educação.

O acordo garantirá uma aproximação entre a Presidência e o SESI em ações conjuntas com governos estaduais, prefeituras, municípios na realização de campanhas, oficinas de formação, cursos de capacitação e publicações de material de divulgação.

“Nós temos uma secretaria de enfrentamento a todas as formas de violências contra as mulheres. Essa secretaria assina pactos com os estados para a criação e melhoria da rede de atendimento a violência contra as mulheres. Dentro desses acordos, incluiremos a questão efetiva dessa violência contra esses jovens. Na área do trabalho vamos definir estratégias conjuntas de inclusão dos jovens no mercado de trabalho”, declarou a ministra Eleonora.

Parceria reconhecida - O primeiro dia do 3º Seminário Nacional Protagonismo e Juventude também foi marcado pelo reconhecimento ao importante papel dos parceiros do SESI que dão oportunidade de trabalho aos alunos que concluem o projeto ViraVida. Na ocasião foi lançado o Selo Social ViraVida em homenagem a esses parceiros da empregabilidade. Entre outros colaboradores foram citados os representantes do Sistema S, a CAIXA e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Programação de quinta-feira, 26 de julho - O segundo dia do seminário promete apresentar muitas oportunidades aos jovens do projeto. Logo pela manhã às 9h30 está prevista a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. Os palestrantes falarão sobre as oportunidades de emprego que a Copa e as Olimpíadas irão oferecer ao jovens.

O mundo do trabalho e da sustentabilidade será outro tema abordado da manhã desta quinta. Jovens do projeto ViraVida farão um depoimentos de suas experiências no mercado de trabalho.

Às 13h haverá uma transmissão ao vivo do Programa Nacional Jovem da Empresa Brasileira de Comunicação EBC, realizado com a participação dos jovens do ViraVida e professores da Universidade Católica de Brasília.

Na parte da tarde está prevista a presença dos ministros da Cultura, Ana de Holanda, e do Trabalho, Carlos Daudt Brizola e da Educação, Aloísio Mercadante, que participarão da mesa que discutirá o mundo das políticas públicas com ênfase em experiências exitosas de políticas públicas de inclusão da juventude.

No final da tarde os participantes do Seminário terão um debate sobre o mundo da sexualidade, com a sexóloga, Laura Muller, do programa Altas Horas, da TV Globo.

Relacionadas

Leia mais

Encontro nacional do programa ViraVida discute ações contra a violência sexual
ViraVida: Entidades realizam ato contra a violência sexual
SESI apoia campanha de incentivo à doação para fundos da criança e do adolescente

Comentários