Catarinenses buscam índice para etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento

Até sexta-feira, os 33 jovens vão participar de provas de 31 ocupações industriais que simulam o alto nível dos testes nacionais

Estudantes catarinenses do SENAI participam nesta semana do último desafio antes da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, considerada a maior competição de educação profissional das Américas. Até sexta-feira, os 33 jovens vão participar de provas de 31 ocupações industriais que simulam o alto nível dos testes nacionais. E, para mostrarem que estão preparados e se tornarem os representantes de Santa Catarina na competição, precisam obter 85% da pontuação da prova.

Participam da prova final de índice competidores das cidades de Florianópolis, Brusque, Joinville, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Blumenau, Tubarão, Lages, São Bento do Sul, São João Batista, São José, Concórdia, Criciúma e Palhoça. Os testes serão aplicados nas unidades onde os alunos estudaram. Para a realização das provas de índice, foram convidados profissionais de empresas de referência no mercado e docentes do SENAI de outros oito estados, além de Santa Catarina.

Em provas contextualizadas, os estudantes terão que desenvolver atividades típicas de suas profissões e serão avaliados pelo conhecimento, habilidades e atitudes que apresentarem, bem como pela capacidade de planejamento e bom aproveitamento de recursos e tempo. Para isso eles precisam seguir padrões de qualidade e produtividade. Os estudantes que participam do simulado foram vencedores da etapa catarinense da Olimpíada do Conhecimento, realizada no ano passado, ou escolhidos a partir de provas de desempate realizadas em 2012.

As ocupações em disputa são Mecatrônica, Desenho Mecânico em CAD, Tornearia CNC, Fresagem CNC, Mecânica de Precisão, Mecânica de Manutenção, Tornearia Mecânica, Fresagem, Eletrônica Industrial, Web Design, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Construção em Alvenaria, Mecânica Geral - Ajustagem, Marcenaria, Metrologia Dimensional, Confecção de Calçados, Tecnologia da Moda - Vestuário, Confecção de Roupas, Panificação, Confeitaria, Mecânica de Automóveis, Mecânico de Refrigeração, Instalação e Manut. de Redes PC, Segurança do Trabalho, Robótica Móvel e Aplicação de Revestimento Cerâmico, além das novas ocupações nas áreas de Construção de Moldes, Manutenção Aeronáutica, Marcenaria Estrutural e Sistema de Construção Drywall.

Relacionadas

Leia mais

Fique por dentro dos cursos com inscrições abertas nas unidades do SENAI pelo país
SENAI apresenta soluções inovadoras para uso racional e sustentável da água
SESI desenvolve tecnologia para medir o retorno de investimentos de empresas em saúde

Comentários