Histórico do programa Cozinha Brasil

Em 1988, após identificar baixos índices de consumo de verduras, frutas e legumes pelos brasileiros, o SESI-SP procurou criar uma solução eficaz e sustentável para a deficiência nutricional dos trabalhadores e de suas famílias

Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor –, o programa Cozinha Brasil ensina a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdício. O programa resultou do amadurecimento de outras ações do SESI na busca pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria.

O Cozinha Brasil começou a tomar forma no Departamento Regional do SESI de São Paulo, em 1998. Após identificar baixos índices de consumo de verduras, frutas e legumes pelos brasileiros, o SESI procurou criar uma solução eficaz e sustentável para a deficiência nutricional dos trabalhadores e de suas famílias.

No ano seguinte, foi criado o programa “Alimente-se Bem com R$ 1,00”, que cresceu rapidamente e caiu no gosto dos trabalhadores, por combinar boa alimentação com economia. Em 2004, o SESI e o Conselho Nacional do SESI ampliaram a iniciativa e lançaram o Cozinha Brasil, que passou a abranger todos os estados brasileiros e o DF.

A iniciativa introduz cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo nas mesas dos trabalhadores da indústria. As receitas são saborosas e aproveitam todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é descartado, como caule, talos, cascas, folhas e sementes. Unidades móveis com cozinha experimental e didática garantiram o atendimento a todo o território nacional.

A partir de 2014, o Cozinha Brasil passou a integrar o Programa SESI Alimentação Saudável na Indústria, que prevê uma série de ações de diferentes níveis de complexidade, a depender da necessidade de cada empresa parceira do SESI.

Considerado uma tecnologia social inovadora e uma ferramenta de responsabilidade social da empresa industrial, o Cozinha Brasil contribui para elevar a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e seus dependentes, levando oportunidades de aprendizado e educação alimentar para todos os participantes.

Relacionadas

Leia mais

Equipes do SESI estão prontas para entrar em ação no mundial de robótica, em Houston
CNI debate regulamentação do uso de dados pessoais no Senado. Mais de 100 países já adotaram leis sobre o tema
Alunos do SESI participam do maior torneio mundial de robótica, nos Estados Unidos

Comentários