Inscrições para o GPA Brasil, prêmio de sustentabilidade, acabam dia 30

Previsto para ser entregue na conferência Rio 20, em junho, prêmio oferece certificações aos vencedores de cada categoria

Brasília  – As indústrias que executam projetos de sustentabilidade social, econômica ou ambiental têm até o próximo dia 30 de março para se inscrever na edição nacional do Green Project Awards (GPA), certificação de reconhecimento internacional. As empresas podem participar da categoria Produtos e Serviços, cuja comissão julgadora é coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As outras modalidades são Iniciativa Jovem, Pesquisa e Desenvolvimento e Campanha de Mobilização.

Criado e já consolidado em Portugal, o GPA chega pela primeira vez ao Brasil com a proposta de incentivar o interesse da sociedade civil, governos e empresários pela sustentabilidade, como explica José Manuel Costa, presidente da consultoria lusa GCI, idealizadora do prêmio. “O GPA tem o objetivo de criar um movimento de discussão para o desenvolvimento sustentável. A categoria voltada para as indústrias pretende incentivá-las a promover a sustentabilidade, de modo a que incorporem nas suas cadeias de valores as questões sociais e econômicas e o respeito pelo meio ambiente”, assinala Costa.

Previsto para ser entregue durante a conferência Rio 20, em junho, o prêmio oferece aos vencedores de cada categoria certificações de boas práticas. “Nós costumamos dizer que o GPA só tem um prêmio máximo, que é a criação de uma mobilização, de um efeito replicador dessas iniciativas. Esse é o nosso maior objetivo”, ressalta o presidente da GCI.

Além da GCI e CNI, o prêmio é promovido, no Brasil, pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da prefeitura do Rio de Janeiro. A auditoria do prêmio será realizada pela empresa KPMG. Mais informações sobre o GPA Brasil podem ser obtidas no site www.gpabrasil.com.br.

Leia mais

Inscrições para Prêmio de sustentabilidade vão até o dia 26 de junho
Presidente da CNI recebe Prêmio Sustentabilidade 2012
Indústria apoia ações de sustentabilidade ambiental

Comentários